Dentro da perspectiva de estudar as produções imersivas e em realidade virtual para o jornalismo, o doutorando e pesquisador do Nephi-Jor, Silvio da Costa Pereira, vem produzindo fotografias esféricas (omnidirecionais ou em 360º). O processo tem sido feito com câmeras DSLR e smartphones, através do uso de tripés construídos pelo próprio pesquisador. As imagens são costuradas com o auxílio do software-livre Hugin.
O processo experimental foi incorporado à uma narrativa jornalística veiculada pelo site Cotidiano.Ufsc e produzida em parceria com a aluna de graduação em Jornalismo e bolsista do Cotidiano Míriam Amorim.
Ele também já foi compartilhado nas oficinas “Narrativas fotográficas para o Ciberjornalismo” – ministrada durante o 7º Congresso Internacional de Ciberjornalismo ) – e “Narrativas Imersivas e em RV” – oferecida pelo Nephi-JOR durante a Sepex 2016 -, bem como durante o estágio docência do pesquisador junto à disciplina “Narrativas Imersivas no Webjornalismo” ofertada pela profª. Drª. Raquel Longhi junto ao curso de Graduação em Jornalismo da UFSC.