Projetos de pesquisa | Coordenadores

    • Jornalismo e inovação: um levantamento envolvendo empresas de legado, nativos digitais e laboratórios de pesquisa | Stefanie Carlan Da Silveira

O projeto tem como objetivo apresentar a proposta de pesquisa que deseja investigar a relação do conceito de inovação com o jornalismo, mas mais do que esclarecer somente essa ligação, o projeto quer compreender, catalogar e apresentar exemplos que envolvam a mídia de referência, as empresas nativas digitais e os laboratórios de jornalismo que atuam tanto na indústria quanto no ambiente acadêmico.

    • Narrativas imersivas no ciberjornalismo: estudo e aplicabilidade | Raquel Ritter Longhi

O objetivo do projeto é investigar como o jornalismo vem remodelando e criando novas formas de contar, o que inclui o desenvolvimento de novas tecnologias de produção de conteúdo, de plataformas como ambientes de produção, distribuição e compartilhamento de conteúdos tanto pelo jornalismo como a partir da ação e uso da audiência. Essas dinâmicas trazem reconfigurações nos modos de produzir, visualizar e experienciar as narrativas da contemporaneidade.

    • Violência contra jornalistas brasileiros em tempos de crise sanitária e política “um estudo dos perfis de Jair Bolsonaro no Instagram, Twitter e YouTube | Raquel Ritter Longhi

O projeto tenciona compreender os padrões no conteúdo e a narrativa liderada por Jair Bolsonaro nas plataformas sociais. Para isso, a pesquisa reúne uma metodologia híbrida ao combinar Análise de Conteúdo e Métodos Digitais. As instâncias de análise compreendem, resumidamente: (1) o conteúdo publicado nos perfis de cunho oficial do presidente brasileiro em quatro plataformas sociais, e (2) a análise de métricas e gramáticas disponíveis em cada mídia social.

    • O infoengajamento popular visualizado em dados como um guia para a tomada de decisões, sentimentos e políticas públicas | Rita de Cássia Romeiro Paulino

A pesquisa desenvolvida pretende verificar a participação e padrões de engajamento dos atores a partir de notícias de impacto divulgadas pela mídia tradicional. Nesse sentido pretendemos realizar a pesquisa junto ao centro de excelência nestas pesquisas como o Social Media Lab. O grande desafio é descobrir como as praças públicas se formam no meio digital, como elas podem ser lugares equitativos e democráticos e como devem ser construídas e analisadas na esfera jornalística e educacional.

Projetos de pesquisa | Componentes

    • O Stick and Flow: A critical framework for investigating bot engagement on social media | Ana Marta M. Flores

This working group proposal is a continuation of exploratory research initiated in late 2017 and combined with a project developed in the context of the 2019 Digital Methods Summer School (Amsterdam) and at CAIS (Bochum) in July 2019. Drawing on our explorations of bots on Instagram and Tumblr, we propose a critical framework for investigating bot engagement as an ensemble of software affordances, human interests and techniques of mediation.

    • Mapeamento de arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia em Santa Catarina | Alessandra Natasha Costa Ramos

A pesquisa consiste no mapeamento dos arranjos econômicos alternativos de jornalismo no estado de Santa Catarina e faz parte da etapa nacional do estudo As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia, executado pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, da Universidade de São Paulo (USP), sob coordenação geral da professora Roseli Fígaro.

    • Inovação, Transmídia e Ativismo nas reconfigurações do jornalismo contemporâneo | Elaide Martins da Cunha.

Estudar os entrelaços que envolvem inovação, transmídia e ativismo no jornalismo nos levam a compreender aspectos que desembocam em reconfigurações jornalísticas na contemporaneidade. Inserido em um amplo ecossistema digital formatado na cultura da convergência. É nesse contexto que o seu engajamento pode ser manifestar de forma explícita, impondo mudanças para as práticas jornalísticas.

    • Percepções, sentidos e significados sobre o ensino remoto: proposta de um estudo etnográfico sobre as experiências de estudantes do Ensino Superior em Joinville/SC | Kérley Winques

Especificamente, a pesquisa se compromete em compreender padrões de comportamento construídos no ensino remoto, a partir de um estudo etnográfico dos modos pelos quais os estudantes estão vivenciando, significando e produzindo narrativas sobre suas experiências. A pesquisa tem lugar em Joinville/SC iniciando pelas instituições privadas comunitárias, entre as primeiras a se ajustarem às plataformas de ensino remoto.

    • Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem | Lia Gabriela Pagoto

O Grupo reúne pesquisadores em torno de projetos de pesquisa que investigam e consolidam conhecimentos acerca do desenvolvimento da hipermídia e do ambiente convergente aplicados ao jornalismo digital. Estudos sobre novos formatos e conteúdos, repercussões da convergência de mídias e de linguagens no ciberjornalismo, jornalismo baseado em banco de dados, novos suportes e interfaces, modelos de negócio e plataformização.

  • Journalistic Role Performance – Etapa Brasil – Fase 2 | Olga Clarindo Lopes

O projeto de pesquisa colherá, no Brasil, os dados para pesquisa comparativa internacional coordenada pela professora Claudia Mellado (PUC Valparaíso – Chile), cujo objetivo é analisar a distância entre o que os jornalistas concebem, normativamente, como seu papel profissional, e aquilo que realizam cotidianamente, em sua produção noticiosa. O projeto espera, assim, expandir o escopo da pesquisa em jornalismo ao associar o estudo da prática noticiosa ao estudo da cultura jornalística.

    • Narrativas imersivas no ciberjornalismo: estudo e aplicabilidade | William Robson Cordeiro

Este projeto de pesquisa investiga conteúdos imersivos e em realidade virtual atentando para o seu potencial narrativo, especialmente no que diz respeito a uma imersão mais profunda do leitor. Será investigada ainda a possível consolidação desse tipo de formato narrativo, seu potencial para tornar-se mais acessível ao público consumidor de informação jornalística e as estratégias expressivas em torno dessa técnica.

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