O pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR/UFSC), Mateus Costa Nunes, foi vencedor do Prêmio Adelmo Genro Filho 2024, na categoria “Mestrado”, com a dissertação: “Algoritmos e Humanos, Parceiros de Redação: A cobertura do portal G1 nas eleições municipais de 2020”.
Orientado pela pesquisadora do Nephi-Jor, Profa. Dra. Stefanie Carlan da Silveira, o trabalho foca no jornalismo automatizado e tem como objetivo contextualizar o jornalismo dentro de um cenário macro de mudanças tecnológicas. A pesquisa se propõe a analisar as notícias e os relatos de profissionais envolvidos nas eleições municipais de 2020, conduzidos pelo portal G1.
Acesse o trabalho completo no Repositório da UFSC.
UFSC garante também menção honrosa no Prêmio
Além do trabalho de Nunes, na categoria “Doutorado”, Andressa Kikuti Dancosky, atualmente pós-doutoranda do PPGJOR, recebeu menção honrosa pela tese: “Risco biográfico e trajetórias profissionais de jornalistas no Brasil: uma análise longitudinal feminista de 3 mil currículos do LinkedIn”, orientada pelo O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Jaques Mick.
O Prêmio Adelmo Genro Filho visa promover o desenvolvimento e reconhecimento de pesquisas inovadoras no campo do jornalismo, incentivando pesquisadores iniciantes e profissionais com grande experiência. A premiação destaca trabalhos nas categorias de Doutorado, Mestrado, Iniciação Científica ou Trabalho de Conclusão De Curso, Pesquisa Aplicada e uma premiação para pesquisador sênior. Acesse a lista completa de vencedores de 2024.
Com informações do PPGJOR UFSC.