Os pesquisadores do Nephi-Jor publicaram artigos na edição de maio-agosto de 2025 da Revista Mídia e Cotidiano. Raquel Ritter Longhi, Denise Martins Lira, Maria Clara Moura e David Candido assinam o artigo “Strategy sets the scene for the tail”. Mediamorfose do The Guardian e Taylor Swift como estratégia jornalística”. Já Francilene de Oliveira Silva e Rita de Cássia Romeiro Paulino publicaram a pesquisa intitulada “IA generativa: mudanças nas práticas jornalísticas brasileiras a partir da análise de políticas de uso”.
O primeiro trabalho apresenta um estudo de caso sobre a newsletter Swift Notes à luz dos conceitos de mediamorfose (Fidler, 1998) e hibridização de linguagens. O informativo publicada de 22 de fevereiro a 21 de agosto de 2024, pelo jornal britânico The Guardian, ofereceu uma cobertura jornalística semanal sobre a cantora Taylor Swift, considerada a segunda maior estrela pop do século XXI pela revista Billboard.
O artigo completo pode ser acessado aqui.
Já a pesquisa de Fracilene de Oliveira e Rita Paulino teve como objetivo identificar de que forma as práticas jornalísticas estão sendo impactadas pela Inteligência Artificial Generativa, com suporte teórico a teoria Ator-Rede e a Human-Machine Communication. A partir da análise das políticas de uso de IA publicadas por nove veículos jornalísticos brasileiros nos anos de 2023 e 2024, a autoras observaram o surgimento de novas práticas jornalísticas e a incorporação da tecnologia em todas as etapas do processo jornalístico.
O artigo completo pode ser acessado aqui.
Sobre a Revista Mídia & Cotidiano
A Revista Mídia & Cotidiano é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF). O principal objetivo do periódico é divulgar pesquisas empíricas e/ou teóricas das temáticas relacionadas ao campo da Comunicação, com ênfase na relação mídia e cotidiano.