Entre os dias 4 e 7 de novembro aconteceu o 7º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies – Democracia e Educação Midiática (MEISTUDIES). Realizado na modalidade virtual, o evento contou com a representação de nove países, presentes nas 14 videoconferências e nas 13 mesas de trabalho.

Organizado desde 2018 pelo Chrome Photo/GENEM – Grupo de Estudos sobre a Nova Ecologia dos Meios, a partir deste ano o evento conta com a co-organização do PCLA – Pensamento Comunicacional Latino-americano, ambos da Universidade Estadual Paulista – UNESP (Brasil) e do OdeCOM – Observatorio de Comunicación, da Pontifícia Universidade Católica do Equador – PUCE (Equador), além do apoio especial da Ria Editorial e da revista Razón y Palabra.

Para a edição de 2024, os/as pesquisadores/as do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor) marcaram presença tanto nas apresentações, quanto na coordenação de mesas e apresentações de conferências.

Confira a participação dos/as nossos/as Nephis no MEISTUDIES:

CONFERÊNCIA ASSÍNCRONA

> Narrativas Plataformizadas: a questão da qualidade

Dra. Raquel Ritter Longhi (UFSC)

  • Assista no YouTube: Link

APRESENTAÇÕES DE RESUMOS EXPANDIDOS

04/11

Mesa 4: Periodismo, tecnología y estudios de medio

Coordenação/Coordinación: Dra. Juliana Colussi​ / Dra. Liliane de Lucena Ito / Dra. Karina Janz Woitowicz

> Apresentação síncrona (horário do Brasil):

4/11/2024 às 15h – AS RECONFIGURAÇÕES DA EQUIPE GRÁFICA DA REVISTA DE JORNALISMO SUPERINTERESSANTE (1988-2024): David Candido dos Santos e Denise Martins Lira

  • A partir da reforma gráfica de 1994 foi notável o maior investimento da Superinteressante na proposta visual. O objetivo do artigo é entender as transformações na equipe de produção gráfica e nas abordagens sobre as TICS na Superinteressante a cada década de atividade. O artigo completo, discute teoricamente a inserção do digital no jornalismo e traz a discussão analítica sobre a equipe gráfica e as pautas, dividida por décadas (1980, 1990, 2000, 2010, 2020).

> Apresentação assíncrona (horário do Brasil):

4/11/2024 – INTERSECÇÕES ENTRE A NARRATIVA JORNALÍSTICA E A PLATAFORMIZAÇÃO NO CONTEXTO DA DESINFORMAÇÃO: Victor Vinícius de Santana Palmeira e Fabiana Piccinin

  • Link da apresentação: PDF

05/11

Mesa 9: Ativismo midiático, inclusão, cultura e cidadania/Activismo mediático, inclusión, cultura y ciudadanía

Coordenação/Coordinación: Dra. Caroline Luvizotto / Dr. Jorge Cruz / Dra. Vivianne Lindsay Cardoso

> Apresentação síncrona (horário do Brasil):

05/11 às 14h15 – CIDADANIA DIGITAL NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO CLIMÁTICA: ATUAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO INSTAGRAM: Ana Lidia Resende Paula e Kérley Winques

  • O trabalho traz a discussão sobre novos atores que emergem no cenário da crise climática no Rio Grande do Sul: a sociedade civil organizada em coletivos que trazem a desinformação para o debate e fazem do combate a ela uma bandeira de militância política. Não estamos falando de grupos que se organizam especificamente para pautar o problema da desinformação na sociedade, mas sim de organizações e coletivos que enxergam a necessidade de incluir a temática em suas pautas prioritárias, como ativismo negro, estudantil, de gênero, climático e outros.  Realizamos o mapeamento dos perfis União Nacional dos Estudantes (@uneoficial), Militante Cansado (@militantecansado) e Observatório do Clima (@observatoriodoclima) no Instagram. A partir da observação de cinco conteúdos produzidos entre os dias 1 e 31 de maio de 2024, foi possível verificar algumas características da participação dos movimentos sociais e coletivos no debate sobre desinformação no contexto da crise climática no Brasil, bem como as narrativas, estratégias, agendamentos e chamados para ação. 

COORDENAÇÃO DE MESA

07/11

Mesa 7: Estudos de televisão/Estudios de televisión

Coordenação/Coordinación: Dra. Ana Goulart de Andrade / Dra. Fabiana Piccinin / Dra. Valquíria Kneipp

Confira mais detalhes sobre o Congresso Internacional MEISTUDIES no site do evento.

Marcações: