COORDENAÇÃO

Raquel Ritter Longhi » Professora no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina/PPGJor/UFSC. Pesquisadora nas áreas de narrativas ciberjornalísticas, jornalismo plataformizado, jornalismo imersivo, ciberjornalismo (novos formatos expressivos como grande reportagem multimídia e narrativas imersivas), comunicação e novas tecnologias, com estudos também nas áreas de criação literária em hipertexto. Ministra disciplinas nas áreas de jornalismo online, jornalismo gráfico, narrativas ciberjornalísticas, plataformização do jornalismo e gêneros e formatos jornalísticos. De janeiro de 2022 a agosto de 2024, foi editora da Revista Estudos em Jornalismo e Mídia, do PPGJor. Em 2019, realizou pós-doutorado junto ao Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade da Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona, sob supervisão do professor Josep María Català Domènech. De setembro de 2013 a agosto de 2014, realizou pós-doutorado junto ao CIMJ – Centro de Investigação em Mídia e Jornalismo da Universidade Nova de Lisboa, sob orientação do professor Francisco Cádima. Coordenadora da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais/Jortec, credenciada à SBPJor – Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo entre 2020 e 2022. Organizou os livros Jornalismo Convergente: reflexões, apropriações e experiências, em 2012 – em co-autoria com o pesquisador Carlos D’Andrea; Gêneros e Formatos no Ciberjornalismo, em 2016, em co-autoria com a professora Rita Paulino, ambos pela Editora Insular e o livro Pensar em Rede, juntamente com Marcelo Träsel, Rodrigo Botelho-Francisco e Walter Lima Júnior, em 2017. Em 2021, organizou, junto a Stefanie da Silveira e Rita Paulino, o livro “Jornalismo e Plataformização – Abordagens investigativas contemporâneas”, pela Ed. Insular. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), com mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Líder do Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem/CNPq e Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo/Nephi-Jor/UFSC.
E-mail: raqlonghi@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4649814099154237
Academia.edu: https://ufsc.academia.edu/RaquelLonghi
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7571-281X

Kérley Winques » Professora na Faculdade de Comunicação (FACOM/UFJF) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF). Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC). Graduada em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (FAC/UPF). Autora do livro “Mediações algorítmicas: articulação entre as dimensões simbólicas e materiais das tecnologias digitais” (2024). Membro do Comitê Editorial da revista Brazilian Journalism Research (BJR). Coordenadora do Núcleo de estudos das mediações simbólicas e materiais das tecnologias digitais (Assimetrias/UFJF/CNPq) e vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (NEPHI-Jor/UFSC/CNPq). Em 2021, recebeu menção honrosa no Prêmio Compós de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela, promovido pela COMPÓS – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, pela tese “Mediações algorítmicas e espiral do silêncio: as dimensões estruturantes igreja e sindicato na recepção de conteúdos noticiosos em plataformas digitais”. Em 2017, recebeu menção honrosa no Prêmio Adelmo Genro Filho, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, pela dissertação “Tem que ler até o fim? O consumo da grande reportagem multimídia pelas gerações X, Y e Z nas multitelas”.
E-mail:
ker.winques@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9367380069773042
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7571-281X
Academia.edu: https://ufsc.academia.edu/KérleyWinques


COMPONENTES

Alessandra Natasha Costa Ramos » Natasha Ramos é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da Universidade de São Paulo (CELACC-USP), mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR-UFSC), na linha de pesquisa Tecnologias, Linguagens e Inovação, e doutoranda no programa de PhD em Media Digitais da Universidade NOVA de Lisboa. Seu foco de pesquisa são configurações em modelo de negócio que possibilitem a sustentabilidade financeira de meios jornalísticos nativos digitais. É fundadora e mantenedora do site independente especializado em música alternativa: Palco Alternativo (www.palcoalternativo.com.br) e pesquisadora no Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor) e do Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem, vinculado ao CNPq. Também participou de grupo de pesquisa que mapeia os arranjos jornalísticos alternativos às grandes corporações de mídia em Santa Catarina – parte integrante da pesquisa executada nacionalmente pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT), da Universidade de São Paulo (USP), sob coordenação geral da professora Roseli Figaro.
E-mail: natasha.ramos88@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2038112461318529
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4521-0493

Ana Carla Pimenta » Jornalista, Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. É integrante do Nephi-Jor e também da Rede de Pesquisa Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec). Profissionalmente tem experiência na área de Jornalismo Cultural, Jornalismo Sindical, Produção Audiovisual e Elaboração de Projetos. Como pesquisadora, tem interesse nas seguintes áreas: Narrativa Transmídia, Jornalismo Transmídia, Documentário Transmídia, Produção Audiovisual e Transmídia, Narrativas audiovisuais e Narrativas imersivas.
E-mail: anacarlapimenta20@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3243938569003245
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2428-2941

Ana Luiza Duarte » Formada em Jornalismo pelo CEUB, atuou em jornalismo digital, social media e assessoria de imprensa. Atualmente, é estudante de mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina na linha de Tecnologia, Linguagem e Inovação em Jornalismo.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7854703948582486

Ana Marta M. Flores » doutora e mestre em Jornalismo (UFSC). É professora auxiliar convidada da Universidade NOVA de Lisboa e da Universidade de Coimbra. Além do Nephi-Jor, é também investigadora integrada do ICNOVA (iNOVA Media Lab), do Laboratório de Gestão de Tendências e Cultura (Universidade de Lisboa) e do ObiMedia – Observatório de Inovação nos Media. É atualmente responsável de comunicação da secção de Cultura Digital e Comunicação da ECREA – European Communication Research and Education Association. Seus interesses de pesquisa passam por estudos de jornalismo, inovação, plataformas sociais, métodos digitais, estudos de tendência, género e feminismo de dados.
E-mail: amflores@fcsh.unl.pt
site: www.anamartaflores.com 

Anderson Coelho » Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (2009). Fotojornalista, cursou o mestrado em Comunicação e especialização de Fotografia na Universidade Estadual de Londrina (2013), atualmente cursa doutorado em Jornalismo (PPGJOR) pela Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisa sobre fotojornalismo na Amazônia e suas correlações além de ser membro do grupo de pesquisa CNPQ Jornalismo, Cultura e Sociedade e membro do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo – Nephi-Jor. Tem 15 anos de experiência e atuou por redações de Belém – PA, Londrina – PR e Florianópolis – SC. Atualmente é fotojornalista independente com trabalhos para diversas agências de jornalismo (AFP, Reuters, Folhapress, Intercept, Joio e o Trigo, Infoamazônia, UOL) e órgãos humanitários (PNUD). Tem experiência docente na comunicação, com ênfase em imagem e fotografia, em graduações de jornalismo, publicidade e propaganda e na pós-graduação em fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: fotojornalismo, webjornalismo, teorias da comunicação e multimídia.
E-mail: andersoncoe@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3388417169385187

 

Branco Di Fatima » Escritor de não-ficção, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Autor do livro-reportagem Dias de Tormenta (Geração Editorial, 2019), é editor da trilogia Online Hate Speech (LabCom Books | Editorial Icesi, 2024) e das coletâneas Hate Speech on Social Media (LabCom Books | EdiPUCE, 2023), Internet – Comunicação em Rede (IGOV, 2013) e Outros Olhares: Debates Contemporâneos (Leiditathi, 2008). Como jornalista, colaborou com mais de 15 veículos de comunicação social. Como acadêmico, já publicou uma centena de trabalhos científicos e integrou as equipes de 11 projetos de investigação financiados por órgãos nacionais e internacionais. Os seus atuais interesses de pesquisa envolvem o estudo das patologias e disfunções da democracia, Teorias do Jornalismo, discursos de ódio, análise de redes sociais e métodos digitais. Atualmente, é investigador contratado do LabCom – Universidade da Beira Interior (UBI), onde coordena a BOCC – Biblioteca Online de Ciências da Comunicação.

Carlos Nascimento Marciano » Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC (Posjor/UFSC). Pesquisador do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS/UFSC), do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor) e do grupo Educação, Comunicação e Mídias no Programa de Pós-Graduação em Educação (Edumídia – PPGE/UFSC). A inserção de newsgames no ensino de ética jornalística foi o tema da dissertação. No doutorado, aprofundou a teoria e prática dos newsgames, propondo uma metodologia para planejamento e desenvolvimento dos jogos jornalísticos, pesquisa que foi vencedora do Prêmio Adelmo Genro Filho em 2019, na categoria Pesquisa Aplicada. É professor no Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE e ministra palestras e workshops sobre jogos jornalísticos, abordando a teoria e desenvolvimento de newsgames.
E-mailcarlosnmarciano@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9411554976179352
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6567-3340

David Candido dos Santos » Mestrando Bolsista Capes no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Jornalista formado pelo Departamento de Jornalismo da UEPG (2018-2022), durante a graduação atuou na extensão universitária como bolsista da Fundação Araucária, no projeto Lente Quente (2019-2020) e no projeto Elos – Direitos Humanos, Jornalismo e Formação Cidadã (2020-2022). No Lente Quente, fez coberturas fotográficas e jornalísticas da cultura e movimentos sociais, organizou eventos culturais, exposições fotográficas, apresentou relatos de experiência em eventos científicos, auxiliou nas atividades do projeto dentro do Museu Campos Gerais, administrado pela UEPG, e na editoração do livro de 10 anos do projeto. No Elos, auxiliou no tratamento jornalístico (fotografia, audiovisual, texto jornalístico) de temáticas ligadas aos Direitos Humanos e apresentou resumos em eventos científicos. No Mestrado em Jornalismo da UEPG, auxilia na organização de eventos, faz parte da equipe da Revista Científica em Jornalismo Pauta Geral, integra o Grupo de Pesquisa e Estudos em Mídias Digitais (Gemidi-CNPq) e atua junto a colegas, na coordenação do grupo de estudos do projeto de extensão “Combate à Desinformação nos Campos Gerais”, ligado a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD-STF) e a Agência de Jornalismo do Departamento de Jornalismo da UEPG. Também integra o grupo de pesquisa (CNPq), Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo Nephi-Jor, oriundo do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem como interesses de estudo, pesquisa e leitura: Processos Jornalísticos, Jornalismo Digital, Convergência Jornalística, Epistemologia do Jornalismo, Extensão Universitária, Direitos Humanos, Combate à Desinformação e Fotojornalismo.
E-mail: davidcandidods@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6977357682807362

Denise Lira » jornalista pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e mestranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Criadora e gestora do projeto Infografando, atualmente disponível no Instagram. Tem como áreas de interesse a Visualização de Dados, Jornalismo Digital e Guiado por Dados e Assessoria de Comunicação e Imprensa.
E-mail: denisemartinslira@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1805443891633096

Douglas Barbosa Gomes » Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem interesse em estudos associados à Cultura Digital, Política e Democracia. Pesquisa mídia alternativa e participação em plataformas de mídia social.
E-mail: dougbgom@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9766129455933113

Elaide Martins da Cunha » Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) e da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Ciências Socioambientais (NAEA/UFPA) e Mestre em Comunicação Social (UMESP). É coordenadora do Grupo de Pesquisa Inovação e Convergência na Comunicação (InovaCom/UFPA/CNPQ) e membro do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor/UFSC/CNPQ) e da Rede de Pesquisa Aplicada ‘Jornalismo e Tecnologias Digitais’ (JorTec/SBPJor).
E-mail: elaide@ufpa.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3778190981135428
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7723-7055

Francilene de Oliveira Silva » Doutoranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), pós-graduada em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL) e graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Experiência em Comunicação, atuando principalmente com as seguintes áreas: jornalismo, jornalismo online, narrativas, comunicação corporativa e marketing digital.
E-mail: oliveirafrancilene@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7198850306126514

Ivone Rocha » Jornalista de formação, doutoranda em jornalismo pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC), especialista em mídias digitais e TI, mestre em políticas públicas com foco em internet. Já atuou em redações, tem experiência em assessoria de imprensa, trabalhou em grandes organizações na área digital. Atua na docência desde 2004, com passagens por instituições como Universidade Anhembi Morumbi, Senac-SP, Unicid, IPOG (Goiás), Faculdade Impacta de Tecnologia, além de consultoria e produção de conteúdo para a Cogna. É autora do livro Soluções em Internet, de livros didáticos em comunicação e co-autora de diversas publicações da área. Participou de 2018 a 2023 da gestão do projeto social Memórias em Rede do Instituto Devir Educom, trabalhando jornalismo no ensino básico com adolescentes de escolas públicas e na formação de professores.
E-mail: ivoneasr@gmail.com 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8998111519495576

Orcid: https://orcid.org/0009-0009-7578-4667

Jamila Carvalho » mestranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR-UFSC), com interesse de pesquisa no fenômeno do jornalismo lento, jornalismo independente e nos nativos digitais jornalísticos, entre outros. Possui MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Faculdade Estácio de Florianópolis (SC) e é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem experiência profissional nas áreas de assessoria de imprensa e comunicação, redação jornalística e publicitária, atuando em agências, órgãos públicos e privados de Teresina (PI) e Florianópolis (SC). Atualmente, integra o grupo de pesquisa “Hipermídia e Linguagem” (Nephi-Jor), do CNPq, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

E-mail: jamycarvalho@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2856226120680518

Jéssica Karina Weirich » Mestranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, com interesse em Jornalismo Digital, Jornalismo Mobile First e Jornalismo Ubíquo. Possui graduação em Jornalismo pelo Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus (2017). Vencedora do Prêmio Expocom 2018 na categoria Produção em Jornalismo Digital, com a grande reportagem multimídia Por Dentro da Ocupação. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Digital.
E-mail: jessica_weirich@hotmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4623027537361087

Laís Barros Falcão de Almeida » é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mestrado e doutorado em Comunicação, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e tem especialização Gestão de Mídias Digitais na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). É autora dos livros: “Controvérsias da MPB na Rede: Propostas Teóricas e Métodos Digitais na Internet Para Pesquisar a Sigla no Século XXI” (Appris, 2021), “A MPB em Mudança: Cartografando a Controvérsia da Nova MPB” (Simplíssimo, 2017), e uma das organizadoras de “Circuitos Urbanos e Palcos Midiáticos: Perspectivas Culturais da Música Ao Vivo” (Edufal, 2017). Atua como professora de jornalismo, como jornalista independente, e também como agente e parecerista cultural. Tem interesse de pesquisa em plataformização do jornalismo; produção, distribuição e consumo de conteúdos multimídia; jornalismo cultural e de música.
E-mail: lais_falcao@yahoo.com.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0455274987188532

Lara de Souza Hinkel » Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) da UFSC, é formada em Jornalismo pelo Centro Universitário Estácio de Santa Catarina e é especialista em Jornalismo Digital pela PUC Minas. Tem experiência em jornalismo online, jornalismo e redes sociais, marketing digital, áreas que fazem parte do interesse de pesquisa.
Link do Linkedin: https://br.linkedin.com/in/lara-de-souza-hinkel-2829b7147
E-mail: larasouzahinkel@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6424178935973763

Laura Rayssa de Andrade Cabral » Doutoranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com mobilidade internacional na Universidade da Beira Interior (UBI) – Portugal. Especialista em Comunicação Digital e Marketing de Dados pela Faculdade Cesrei. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atuou como secretária de Comunicação do município de Mogeiro-PB. Trabalhou na Câmara Municipal de Mogeiro-PB, na Rádio Nova Mogeiro FM, na Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), na Tv Paraíba (Afiliada Rede Globo) e no Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes (Unidade do SENAI). Entre os interesses de pesquisa, estão os seguintes temas: Jornalismo Automatizado, Jornalismo Digital, Inteligência Artificial (IA) e Science and Technology Studies.
E-mail: itsmelidi@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2676288011319088
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8870-6988

Lia Gabriela Pagoto » Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Contestado, pós-graduação em nível de especialização em Comunicação e Marketing – Ferramentas de Gestão pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Integrante do grupo do Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor), inserido no Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem – CNPq e integrante da Rede de Pesquisa Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec).
E-mail: liagabrielapagoto@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3801791282959699
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6595-3369

Lidiane Nunes de Castro » Doutoranda em Comunicação Audiovisual e Publicidade na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), Espanha. Possui mestrado em Educação de Adultos para Mudança Social pela University of Glasgow, University of Malta, Tallinn University e Open University of Cyprus. Também é mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela UNIGRANRIO, com especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual pela UNESA no Brasil. É formada em Publicidade pela UNIGRANRIO e em Produção Cultural pela UFF no Brasil. Sua pesquisa se concentra na representação de personagens LGBT+ em séries de ficção e em outros estudos relacionados a gênero e sexualidade. Além de integrar o Nephi-Jor, também participa dos grupos de pesquisa GENI na UERJ no Brasil e GRISS na UAB na Espanha.
E-mail: itsmelidi@gmail.com 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2676288011319088
Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Lidiane-Castro-2
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3575-2726
Academia.edu: https://uab.academia.edu/LidianeCastro

Marcella Borba da Silva » Mestranda em Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Participa do Grupo de Pesquisa NEPHI-JOR – Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo. Possui pós-graduação lato sensu na Universidade do Sul de Santa Catarina no MBA Gestão Estratégica Marketing com conclusão em outubro de 2023. Bacharela em Jornalismo na Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina. Foi estagiária na FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina em 2018, na área de Comunicação Interna e Endomarketing. E de 2016 a 2018 na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração no Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. Atualmente gerencia Mídias Sociais corporativas e de profissionais autônomos, por meio da sua empresa Marcella Borba Comunicação.

E-mail: marcella_borba@hotmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7214723041722624

Maria Clara Guimarães da Costa Moura » Mestranda do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC) e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pesquisadora da área de comunicação e jornalismo, com ênfase em jornalismo online, semiótica, convergência e transmídia. Experiência nas áreas de assessoria, redação jornalística, social media, marketing e endomarketing. Participou do grupo de pesquisa “Comunicação, Cultura e Amazônia” (Trokano), entre 2017 e 2020, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e, atualmente, faz parte do grupo de pesquisa “Hipermídia e Linguagem” (Nephi-Jor), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
E-mail: mariacguima@gmail.com
Lattes:http://lattes.cnpq.br/2164697422724723

Mariane Pires Ventura » Doutora e mestra em Jornalismo pelo Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJor-UFSC) e graduada em Jornalismo pela mesma instituição. Pesquisadora do grupo do Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor), inserido no Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem – CNPq. Membro da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) desenvolvendo pesquisa doutoral que aborda o ensino do Jornalismo de Dados na matriz curricular dos cursos de graduação em Jornalismo. Servidora da Prefeitura de Florianópolis com experiência profissional em assessoria de imprensa, diagramação de livros, e mídias sociais. No Programa CEURS/UFSC (2021) colaborou com a comunicação e diagramação de e-book para plataforma moodle, atualmente, é professora de Jornalismo na UFSC.
E-mail: mariventura2@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2691782803784591
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2776-1374
Academia.edu: https://ufsc.academia.edu/MarianeVentura

Mariela Cancelier » Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Nephi-Jor, Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo da UFSC e núcleo do Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Possui graduação em Jornalismo pela UFSC (2019). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Digital Jornalismo de Tecnologia, de Esporte Eletrônico e de Videogames Assessoria de imprensa, Produção de roteiros para o YouTube, Edição de vídeos e Editoração. Atuou como monitora do jornal Zero em 2018, colaborando com a reestruturação do design do jornal, na redação, diagramação e revisão. Interesses de pesquisa: jornalismo, jornalismo online, redes sociais, convergência digital, influenciadores digitais.
E-mail: marielacancelier0210@gmail.com
Lattes:http://lattes.cnpq.br/9746591493795408

Marina Oliveto » Doutoranda pela Universidade Lusófona em Portugal. Mestre em Artes pela Hochschule Darmstadt na Alemanha (2019). Especialista em Estratégias da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2005). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (2014). Bacharel em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná (2003). Tenho experiência na área de Comunicação, com ênfase em Audiovisual. Especialista em televisão. Videorreporter, editora de imagens e repórter investigativa. Atualmente, repórter multimídia e editora da Deutsche Welle Brasil, na Alemanha, e pesquisadora do Nephi-Jor do Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem com ênfase na área de jornalismo imersivo e móvel.
E-mail: marinaoliveto@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8670583055263938
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0714-6040

Marlise Viegas Brenol » Marlise Viegas Brenol é jornalista, mestre e doutora em Comunicação e Informação. A tese doutoral “Transparência pública digital e jornalismo”, defendida pelo Programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/Ufrgs), foi reconhecida com menção honrosa no Prêmio Adelmo Genro Filho, da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Jornalismo (SBPJor) em 2020. Atua como pesquisadora colaboradora no Núcleo de Comunicação Pública e Política (Nucop/Ufrgs) com interesse em jornalismo, transparência e democracia digital. Também é membro da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologia (JorTec/SBPJor). Tem experiência de mais de dez anos como professora de graduação em Jornalismo. 
E-mail: marlisebrenol@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7334957739147786
Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Marlise-Brenol-2
YouTube: https://youtube.com/c/seusdados
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/marlisebrenol/

Maykon Oliveira » Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Jornalismo pela UFSC (2002-2007), com especialização em Gestão para Marketing Empresarial pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas – Fepese/UFSC (2008-2009). A atuação profissional inclui passagens pela redação on-line do clicRBS e Diário Catarinense, da Zero Hora Ltda., e em assessoria de imprensa no Governo do Estado de Santa Catarina. Atualmente é servidor da UFSC, onde ocupa o cargo de jornalista na Agência de Comunicação desde maio de 2019. Como pesquisador, tem como áreas de interesse: jornalismo digital, tecnologias de comunicação e informação, novas mídias em comunicação, jornalismo científico e divulgação científica.
E-mail: maykon.oliveira@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3302767189188641

Olga Lopes » Mestra em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na linha de pesquisa Tecnologias, Linguagens e Inovação. Bolsista PCI-DC/CNPq na área de Gestão da Informação e Popularização da Ciência no Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI). É graduada em Design pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Integrou o projeto Journalistic Role Performance – Etapa Brasil (2019/2021) e foi bolsista do projeto de extensão Observatório de Jornalismo Cultural (ObjorC) cota PROBEX 2017/2018. Tem como interesses de pesquisa o jornalismo de dados, com foco em visualização da informação, o jornalismo científico e a apropriação social da ciência e da tecnologia.
E-mail: olgaclopes@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5054141888059608
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9612-577X

Rita de Cássia Romeiro Paulino » Pós-Doutora, ex-bolsista do CNPq no Social Media Lab na Universidade de Ryerson, Toronto – Ca em 2020. Concluiu o Doutorado no Programa de Pós-Graduação Engenharia e Gestão do Conhecimento, na área de Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2011. Atua como Coordenadora e Professora no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR), docente do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, nas disciplinas WebDesign e desenvolve pesquisa aplicada experimental nas áreas de Conteúdo interativo Multiplataforma, Aplicativos PWA (Progressive Web Apps) , Análise de Redes Sociais e Jornalismo de Dados, tem experiência profissional como WebDesign Master. Atua também na área de Design e Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual e Diagramação. Desenvolveu interfaces web em projetos governamentais tais como Plataforma Lattes, Portal Inovação, SIFAPs e DCVISA. Faz parte da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais/Jortec e participa do Nephi-Jor – Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicados ao Jornalismo e do Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem/CNPq. Publicou os livros Comunicação e comunidades virtuais – Participação e Colaboração (2012), Noções Básicas de WebDesign (2014) e organizou Jornalismo e Plataformização (2021) , Jornalismo, Sociedade e Pandemia (2020), Jornalismo para Tablets, pesquisa e prática (2013), Gêneros e formatos no ciberjornalismo (2019), Ensaios sobre televisão e telejornalismo, Anais do 5º Encontro Regional Sul de Pesquisadores em História da Mídia.
E-mail: rcpauli@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7783801662264275
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3020-7091
Academia.edu: https://agda.academia.edu/RitaPaulino

Silvio da Costa Pereira » Jornalista (UFSC, 1997), mestre em Educação (UFSC, 2008) com foco em mídia-educação, e doutor em Jornalismo (UFSC, 2020) com foco em jornalismo visual. Professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
E-mail: silvio.pereira@ufms.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7042390535302539
Academia.edu: https://ufms.academia.edu/SilvioCostaPereira

Stefanie Carlan da Silveira » Professora adjunta do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR-UFSC). Doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM/USP). Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui experiência na área de Comunicação, com ênfase em Internet, Jornalismo Digital e Inovação. É subcoordenadora do grupo de pesquisa NephiJor UFSC e pesquisadora do grupo COM+ da USP.
E-mail: stefanie.silveira@ufsc.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8817750232159684
Research Gate: researchgate.net/profile/Stefanie-Silveira

Thaísa Brandão Comber » Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Desenvolve pesquisas em jornalismo e tecnologia, jornalismo de inovação, inteligência artificial, plataformização, jornalismo imersivo, realidade virtual, mobilidade e metaverso. Integrou o projeto de Iniciação Científica – PIBIC/UEPB/CNPq cota 2015-2016 no projeto ​Narrativas tácteis e sensoriais no jornalismo para dispositivos móveis: interface entre jornalistas, programadores e designers e bolsista de Iniciação Científica – PIBIC/UEPB/CNPq cota 2016-2017 no projeto Narrativas em Realidade Virtual em redações com equipe integrada (jornalistas, programadores, designers) para jornalismo imersivo. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade – MOBJOR e Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo-Nephijor, ambos cadastrados no CNPq. Atualmente ocupa o cargo de editora jornalista na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
E-mail: thaisabrand@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8191977100374768

William Robson Cordeiro » Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOMPRO) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde desenvolve pesquisas de pós-doutoramento, sob supervisão do professor Dr. Márcio Carneiro dos Santos. Doutor em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (POSJOR/UFSC) com ênfase em Tecnologias, Linguagens e Inovação no Jornalismo e estágio-sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), sob supervisão do professor José Luís Valero Sancho e financiado pela Capes. Mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEM/UFRN). Graduado em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Integra a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR), a Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec) e a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). Foi diretor de redação dos jornais de Fato e Gazeta do Oeste, ambos do RN. Autor dos livros Infografia Interativa na Redação – O Exemplo do Diário do Nordeste (2013) e Hiperinfografia – A Visualização da Informação Jornalística mais Sofisticada (2020). É pesquisador do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo – NEPHI-Jor, sob coordenação da prof. Dra. Raquel Ritter Longhi. Tem experiência em jornalismo impresso, edição, jornalismo digital, linguagem infográfica. Como campo de pesquisa, aborda temáticas como jornalismo, hiperinfografia, infografia e visualização sintética, rotinas jornalísticas e gêneros, formatos e narrativas webjornalísticos.
E-mail: williamdefato@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3068252812902262
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3976-6965
Academia.edu: https://independent.academia.edu/WILLIAMROBSON