COORDENAÇÃO

Stefanie Carlan da Silveira » Professora adjunta do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR-UFSC). Doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM/USP). Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui experiência na área de Comunicação, com ênfase em Internet, Jornalismo Digital e Inovação. É subcoordenadora do grupo de pesquisa NephiJor UFSC e pesquisadora do grupo COM+ da USP.
E-mail: stefanie.silveira@ufsc.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8817750232159684
Research Gate: researchgate.net/profile/Stefanie-Silveira

Raquel Ritter Longhi » Professora no Depto. de Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo/UFSC. Coordena a Rede Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais/Jortec. Graduada em Jornalismo pela Unisinos, Mestre em Comunicação e Informação UFRGS, e Doutora em Comunicação e Semiótica PUC/SP. Pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa, Portugal e Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha. Pesquisa as narrativas ciberjornalísticas, narrativas em redes sociais, jornalismo imersivo e em Realidade Virtual, ciberjornalismo (novos formatos expressivos, grande reportagem multimídia, narrativas em plataformas e plataformização do jornalismo). Líder do Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem/CNPq.
E-mail: raqlonghi@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4649814099154237
Academia.edu: https://ufsc.academia.edu/RaquelLonghi

Rita de Cássia Romeiro Paulino » Pós-Doutora, ex-bolsista do CNPq no Social Media Lab na Universidade de Ryerson, Toronto – Ca em 2020. Concluiu o Doutorado no Programa de Pós-Graduação Engenharia e Gestão do Conhecimento, na área de Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2011. Atua como Coordenadora e Professora no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR), docente do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, nas disciplinas WebDesign e desenvolve pesquisa aplicada experimental nas áreas de Conteúdo interativo Multiplataforma, Aplicativos PWA (Progressive Web Apps) , Análise de Redes Sociais e Jornalismo de Dados, tem experiência profissional como WebDesign Master. Atua também na área de Design e Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual e Diagramação. Desenvolveu interfaces web em projetos governamentais tais como Plataforma Lattes, Portal Inovação, SIFAPs e DCVISA. Faz parte da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais/Jortec e participa do Nephi-Jor – Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicados ao Jornalismo e do Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem/CNPq. Publicou os livros Comunicação e comunidades virtuais – Participação e Colaboração (2012), Noções Básicas de WebDesign (2014) e organizou Jornalismo e Plataformização (2021) , Jornalismo, Sociedade e Pandemia (2020), Jornalismo para Tablets, pesquisa e prática (2013), Gêneros e formatos no ciberjornalismo (2019), Ensaios sobre televisão e telejornalismo, Anais do 5º Encontro Regional Sul de Pesquisadores em História da Mídia.
E-mail: rcpauli@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7783801662264275
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3020-7091
Academia.edu: https://agda.academia.edu/RitaPaulino


COMPONENTES

Alessandra Natasha Costa Ramos » Natasha Ramos é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da Universidade de São Paulo (CELACC-USP) e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR-UFSC), na linha de pesquisa Tecnologias, Linguagens e Inovação no Jornalismo. Seu foco de pesquisa são configurações em modelos de negócio que possibilitem a sustentabilidade financeira de meios jornalísticos nativos digitais. É fundadora e mantenedora do site independente especializado em música alternativa: Palco Alternativo e pesquisadora no Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor) e do Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem, vinculado ao CNPq. Também participou de grupo de pesquisa que mapeia os arranjos jornalísticos alternativos às grandes corporações de mídia em Santa Catarina, parte integrante da pesquisa executada nacionalmente pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT), da Universidade de São Paulo (USP), sob coordenação geral da professora Roseli Figaro.
E-mail: natasha.ramos88@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2038112461318529
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4521-0493

Ana Carla Pimenta » Jornalista e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa: Tecnologias, Linguagens e Inovação no Jornalismo. É integrante do Nephi-Jor e também da Rede de Pesquisa Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec). Profissionalmente tem experiência na área de Jornalismo Cultural, Jornalismo Sindical, Produção Audiovisual e Elaboração de Projetos. Como pesquisadora, tem interesse nas seguintes áreas: Narrativa Transmídia, Jornalismo Transmídia, Inovação Jornalística, Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Produção Audiovisual.
E-mail: anacarlapimenta20@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3243938569003245
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2428-2941

Ana Marta M. Flores » É doutorada e mestre em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil) com conclusão parcial na Universidade de Lisboa (Portugal). É investigadora integrada no ICNOVA/iNOVA Media Lab e professora convidada da Information Management School (IMS), ambos na Universidade NOVA de Lisboa (Portugal). É investigadora pós-doutoral do projeto​ ​MyGender – Práticas mediadas de jovens adultos: promover justiça de género nas e através de aplicações móveis (PTDC/COM-CSS/5947/2020), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), desenvolvido na Universidade de Coimbra. Atualmente trabalha com métodos digitais como uma abordagem para identificar tendências e compreender a relação entre as plataformas sociais e o jornalismo.
E-mail: amflores@fcsh.unl.pt
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5270792682911904
Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Ana-Marta-M-Flores
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5078-5534
Academia.edu: https://unl-pt.academia.edu/AnaMartaMFlores

Anderson José da Costa Coelho » Mestre em Comunicação e especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), pesquisa sobre fotojornalismo e suas inter-relações com outros suportes visuais. Fotojornalista com mais de 12 anos de experiência e atuou por redações de de norte a sul do país e colabora para agências de notícias e órgãos humanitários. Tem experiência docente na comunicação, com ênfase em imagem e fotografia.
E-mail: andersoncoe@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3388417169385187

Carlos Nascimento Marciano » Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC (Posjor/UFSC). Pesquisador do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS/UFSC), do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor) e do grupo Educação, Comunicação e Mídias no Programa de Pós-Graduação em Educação (Edumídia – PPGE/UFSC). A inserção de newsgames no ensino de ética jornalística foi o tema da dissertação. No doutorado, aprofundou a teoria e prática dos newsgames, propondo uma metodologia para planejamento e desenvolvimento dos jogos jornalísticos, pesquisa que foi vencedora do Prêmio Adelmo Genro Filho em 2019, na categoria Pesquisa Aplicada. É professor no Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE e ministra palestras e workshops sobre jogos jornalísticos, abordando a teoria e desenvolvimento de newsgames.
E-mailcarlosnmarciano@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9411554976179352
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6567-3340

Douglas Barbosa Gomes » Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem interesse em estudos associados à Cultura Digital, Política e Democracia. Pesquisa mídia alternativa e participação em plataformas de mídia social.
E-mail: dougbgom@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9766129455933113

Elaide Martins da Cunha » Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) e da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Ciências Socioambientais (NAEA/UFPA) e Mestre em Comunicação Social (UMESP). É coordenadora do Grupo de Pesquisa Inovação e Convergência na Comunicação (InovaCom/UFPA/CNPQ) e membro do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor/UFSC/CNPQ) e da Rede de Pesquisa Aplicada ‘Jornalismo e Tecnologias Digitais’ (JorTec/SBPJor).
E-mail: elaide@ufpa.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3778190981135428
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7723-7055

Ivone Rocha » Jornalista de formação, especialista em mídias digitais e TI, doutoranda em jornalismo pela UFSC, mestre em políticas públicas com foco em internet. Já atuou em redações, tem experiência em assessoria de imprensa, trabalhou em grandes organizações na área digital. Atua na docência desde 2004, com passagens por instituições como Universidade Anhembi Morumbi, Senac-SP, Unicid, IPOG (Goiás), Faculdade Impacta de Tecnologia, além de consultoria e produção de conteúdo para a Cogna. É autora do livro Soluções em Internet, de livros didáticos em comunicação e co-autora de diversas publicações da área. Atualmente, participa da gestão dos projetos sociais em educomunicação, como o Memórias em Rede do Instituto Devir Educom, trabalhando com adolescentes de escolas públicas e na formação de professores da escola básica.
E-mail: ivoneasr@gmail.com 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8998111519495576

Jéssica Karina Weirich » Mestranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, com interesse em Jornalismo Digital, Jornalismo Mobile First e Jornalismo Ubíquo. Possui graduação em Jornalismo pelo Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus (2017). Vencedora do Prêmio Expocom 2018 na categoria Produção em Jornalismo Digital, com a grande reportagem multimídia Por Dentro da Ocupação. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Digital.
E-mail: jessica_weirich@hotmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4623027537361087

Kérley Winques » Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC). Graduada em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (FAC/UPF). Membro do Comitê Editorial da revista Brazilian Journalism Research (BJR). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (NEPHI-Jor), inserido no Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem, vinculado ao CNPq. Professora nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Sistemas para Internet da Faculdade Ielusc (IELUSC). Em 2021, recebeu menção honrosa no Prêmio Compós de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela, promovido pela COMPÓS – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, pela tese “Mediações algorítmicas e espiral do silêncio: as dimensões estruturantes igreja e sindicato na recepção de conteúdos noticiosos em plataformas digitais”. Em 2017, recebeu menção honrosa no Prêmio Adelmo Genro Filho, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, pela dissertação “Tem que ler até o fim? O consumo da grande reportagem multimídia pelas gerações X, Y e Z nas multitelas”.
E-mail:
ker.winques@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9367380069773042
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7571-281X
Academia.edu: https://ufsc.academia.edu/KérleyWinques

Lia Gabriela Pagoto » Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Contestado, pós-graduação em nível de especialização em Comunicação e Marketing – Ferramentas de Gestão pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Integrante do grupo do Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor), inserido no Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem – CNPq e integrante da Rede de Pesquisa Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec).
E-mail: liagabrielapagoto@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3801791282959699
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6595-3369

Lidiane Nunes de Castro » Doutoranda em Comunicação Audiovisual e Publicidade da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) na Espanha. Mestre em Educação de Adultos para Mudança Social pela University of Glasgow, University of Malta, Tallinn University e Open University of Cyprus. Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela UNIGRANRIO e Especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual pela UNESA no Brasil. Bacharel em Publicidade pela UNIGRANRIO e Bacharel em Produção Cultural pela UFF no Brasil. Investiga a representação de personagens LGBT+ nas séries de ficção e desenvolve outras pesquisas na linha de gênero e sexualidade. Trabalha como Pesquisadora Predoctoral na UAB e realizou um projeto de utilização da RV e RA na docência durante a Estadia de Pesquisa na Universidad de Sonora no México.
E-mail: lidiproicloud@gmail.com 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2676288011319088
Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Lidiane-Castro-2
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3575-2726
Academia.edu: https://uab.academia.edu/LidianeCastro

Mariane Pires Ventura » Doutora e mestra em Jornalismo pelo Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJor-UFSC) e graduada em Jornalismo pela mesma instituição. Pesquisadora do grupo do Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor), inserido no Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem – CNPq. Membro da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) desenvolvendo pesquisa doutoral que aborda o ensino do Jornalismo de Dados na matriz curricular dos cursos de graduação em Jornalismo. Servidora da Prefeitura de Florianópolis com experiência profissional em assessoria de imprensa, diagramação de livros, e mídias sociais. No Programa CEURS/UFSC (2021) colaborou com a comunicação e diagramação de e-book para plataforma moodle, atualmente, é responsável pela assessoria de imprensa do projeto.
E-mail: mariventura2@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2691782803784591
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2776-1374
Academia.edu: https://ufsc.academia.edu/MarianeVentura

Marina Lisboa Empinotti » Doutora em Estudos da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (FCT-UBI), em Portugal. Tese na área das affordances em conteúdo para smartphones, orientada pelo professor João Canavilhas. Mestra em Tecnologia e Inovação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com bolsa CAPES e integrante do LabProJor. Pesquisa Jornalismo e Educação em plataformas móveis – tablets e smartphones. Graduada com mérito acadêmico em Jornalismo pela UFSC com intercâmbio na Universidad de Sevilla (US). Integrante do Laboratório Associado em Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA/INEGI) e do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (NephiJor/UFSC).
E-mail: marinaempinotti@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6808256609119070
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3697-9962

Marina Oliveto » Doutoranda pela Universidade Lusófona em Portugal. Mestre em Artes pela Hochschule Darmstadt na Alemanha (2019). Especialista em Estratégias da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2005). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (2014). Bacharel em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná (2003). Tenho experiência na área de Comunicação, com ênfase em Audiovisual. Especialista em televisão. Videorreporter, editora de imagens e repórter investigativa. Atualmente, repórter multimídia e editora da Deutsche Welle Brasil, na Alemanha, e pesquisadora do Nephi-Jor do Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem com ênfase na área de jornalismo imersivo e móvel.
E-mail: marinaoliveto@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8670583055263938
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0714-6040

Marlise Viegas Brenol » Marlise Viegas Brenol é jornalista, mestre e doutora em Comunicação e Informação. A tese doutoral “Transparência pública digital e jornalismo”, defendida pelo Programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/Ufrgs), foi reconhecida com menção honrosa no Prêmio Adelmo Genro Filho, da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Jornalismo (SBPJor) em 2020. Atua como pesquisadora colaboradora no Núcleo de Comunicação Pública e Política (Nucop/Ufrgs) com interesse em jornalismo, transparência e democracia digital. Também é membro da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologia (JorTec/SBPJor). Tem experiência de mais de dez anos como professora de graduação em Jornalismo. 
E-mail: marlisebrenol@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7334957739147786
Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Marlise-Brenol-2
YouTube: https://youtube.com/c/seusdados
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/marlisebrenol/

Maykon Oliveira » Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Jornalismo pela UFSC (2002-2007), com especialização em Gestão para Marketing Empresarial pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas – Fepese/UFSC (2008-2009). A atuação profissional inclui passagens pela redação on-line do clicRBS e Diário Catarinense, da Zero Hora Ltda., e em assessoria de imprensa no Governo do Estado de Santa Catarina. Atualmente é servidor da UFSC, onde ocupa o cargo de jornalista na Agência de Comunicação desde maio de 2019. Como pesquisador, tem como áreas de interesse: jornalismo digital, tecnologias de comunicação e informação, novas mídias em comunicação, jornalismo científico e divulgação científica.
E-mail: maykon.oliveira@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3302767189188641

Olga Lopes » Com mestrado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na linha de pesquisa Tecnologias, Linguagens e Inovação. É graduada em Design pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Pesquisa jornalismo de dados com foco em visualização da informação e jornalismo móvel.
E-mail: olgaclopes@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5054141888059608
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9612-577X

Silvio da Costa Pereira » Jornalista (UFSC, 1997), mestre em Educação (UFSC, 2008) com foco em mídia-educação, e doutor em Jornalismo (UFSC, 2020) com foco em jornalismo visual. Professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
E-mail: silvio.pereira@ufms.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7042390535302539
Academia.edu: https://ufms.academia.edu/SilvioCostaPereira

Thaísa Brandão Comber » Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde pesquisa sobre jornalismo imersivo, metaverso, plataformização e narrativas imersivas. Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, foi aluna bolsista de Iniciação Científica – PIBIC/UEPB/CNPq cota 2015-2016 no projeto ​Narrativas tácteis e sensoriais no jornalismo para dispositivos móveis: interface entre jornalistas, programadores e designers e bolsista de Iniciação Científica – PIBIC/UEPB/CNPq cota 2016-2017 no projeto Narrativas em Realidade Virtual em redações com equipe integrada (jornalistas, programadores, designers) para jornalismo imersivo. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade – MOBJOR e Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo-Nephijor, ambos cadastrados no CNPq.
E-mail: thaisabrand@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8191977100374768

William Robson Cordeiro » Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOMPRO) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde desenvolve pesquisas de pós-doutoramento, sob supervisão do professor Dr. Márcio Carneiro dos Santos. Doutor em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (POSJOR/UFSC) com ênfase em Tecnologias, Linguagens e Inovação no Jornalismo e estágio-sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), sob supervisão do professor José Luís Valero Sancho e financiado pela Capes. Mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEM/UFRN). Graduado em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Integra a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR), a Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec) e a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). Foi diretor de redação dos jornais de Fato e Gazeta do Oeste, ambos do RN. Autor dos livros Infografia Interativa na Redação – O Exemplo do Diário do Nordeste (2013) e Hiperinfografia – A Visualização da Informação Jornalística mais Sofisticada (2020). É pesquisador do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo – NEPHI-Jor, sob coordenação da prof. Dra. Raquel Ritter Longhi. Tem experiência em jornalismo impresso, edição, jornalismo digital, linguagem infográfica. Como campo de pesquisa, aborda temáticas como jornalismo, hiperinfografia, infografia e visualização sintética, rotinas jornalísticas e gêneros, formatos e narrativas webjornalísticos.
E-mail: williamdefato@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3068252812902262
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3976-6965
Academia.edu: https://independent.academia.edu/WILLIAMROBSON