Alexandre Lenzi
Doutorando no POSJOR/UFSC e pesquisador do Nephi-Jor

Na teoria, praticamente todo assunto poderia ser “multimidializado”. Mas é preciso reconhecer que reportagens sobre temas como drones, selfies, emojis e outros que abordam o próprio universo virtual têm um apelo multimídia maior do que temas hardnews. Principalmente quando existe uma periodicidade regular de publicação e prazos apertados a serem cumpridos.

Os exemplos positivos dos drones, selfies e emojis foram tirados de práticas consolidadas. Estes foram temas da seção UOL TAB, publicação semanal lançada pelo portal UOL em outubro de 2014 com o desafio de trazer uma nova reportagem multimídia a cada segunda-feira. Na pauta dos drones, os vídeos com demonstrações de voos e os infográficos detalhando modelos tornam muito mais atrativa a reportagem sobre a regulamentação destes “veículos aéreos não tripulados” que estão ganhando popularidade no país. Já na reportagem sobre selfies, os próprios autorretratos são usados ao longo da matéria como ilustrações e panos de fundo em formatos distintos, de mosaicos animados a infográficos e recursos interativos. E o trabalho sobre os emojis segue a mesma linha.

Reportagem multimídia sobre drones: casamento perfeito entre pauta e plataforma
CRÉDITO: UOL TAB/Reprodução

Em entrevista por e-mail, o editor do UOL TAB, Daniel Tozzi, diz que tudo pode virar um TAB e que os critérios para definição da pauta são bem amplos. Mas afirma que a proposta parte do princípio de que “o tema deve conter alguma novidade real para o internauta do UOL e despertar alguma ação em quem ler/assistir/ouvir o TAB”. Até então, temas ligados à inovação, comportamento e estilo de vida são mais frequentes. Tozzi defende, ainda, que o diferencial da nova seção está na tentativa de “colocar a experiência de consumir a informação como parte da informação em si”. Em uma navegada pelas mais de 20 edições publicadas até agora, esse propósito parece ser alcançado de forma mais evidente nos exemplos citados. É quando pauta e plataforma fazem o casamento perfeito.

Especial sobre selfies explora os autorretratos em formatos diversos
CRÉDITO: UOL TAB/Reprodução

*”Janelas” é uma seção quinzenal do site do Nephi-Jor, em que os pesquisadores do núcleo têm espaço para publicar ideias e comentários sobre temas ligados à hipermídia e linguagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *