Os pesquisadores do NepHi-Jor Ana Marta M. Flores e Paulo Gustavo Zonta defendem seus trabalhos finais no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. Ana Marta defende a tese de doutorado intitulada “Jornalismo de inovação: os Estudos de Tendências como ferramenta de pesquisa”, no dia 8 de agosto, a partir das 14h. Gustavo Paulo Zonta apresenta a dissertação de mestrado “A fotografia-expressão no ensaio fotojornalístico”, no dia 9, também a partir das 14h. Ambas as sessões são abertas ao público e ocorrerão na sala de Machado de Assis, no bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC).

A tese da investigadora Ana Marta procura definir um conceito para jornalismo de inovação que dê conta da atividade num cenário contemporâneo. A partir desse conceito propõe um modelo de pesquisa com foco em inovação pela abordagem do campo transdisciplinar dos Estudos de Tendências – o Trends for Journalism (T4J). Após a aplicação do método, obteve-se como resultado três tendências de setor específicas para o jornalismo, além de uma força que compreende a lógica desses movimentos. O conceito de força é intitulado Discomfort Innovation (Inovação pelo Desconforto), e as tendências nomeadas como Transfluency (Transparência e Fluência de notícias), Data Polarity (Dados Polarizados) e Centripetal Demands (Demandas Centrípetas). Por fim, desenvolve-se um dossiê com o compacto do conteúdo da pesquisa e as tendências identificadas com o objetivo de comunicar a tese desses movimentos. À título de exemplificação, relacionam-se as categorias de jornalismo de inovação apresentadas na primeira parte da tese — 1) Conteúdo & Narrativa, 2) Tecnologia & Formato e 2) Modelo de Negócios — com o cenário proposto: do jornalismo tradicional, representado pela Folha de S. Paulo e do nativo digital, ilustrado pelo Nexo.

O trabalho foi orientado pela professora Raquel Ritter Longhi (UFSC) e co-orientado pelo professor Nelson Pinheiro Gomes (ULisboa). A banca será composta pelas professoras Sandra Regina Rech (Udesc), Rita de Cássia Paulino (UFSC) e Stefanie Carlan da Silveira (UFSC), como titulares — e Amanda Campos (Udesc) e Flávia Guidotti (UFSC), como suplentes. Mais informações no hotsite da pesquisa.

Já a dissertação de Paulo Zonta procura problematizar a produção fotojornalística na contemporaneidade a partir do estudo de imagens que rompem com o discurso padrão do fotojornalismo. O objetivo foi identificar como os elementos da fotografia-expressão atuam nos ensaios fotojornalísticos. Esses elementos foram selecionados a partir das definições do autor francês André Rouillé (2009) a respeito das características que constituem o regime visual da fotografia-expressão, que reconhece elementos que a fotografia-documento rejeitava: a escrita fotográfica, a autoria e os Outros. Esses conceitos foram articulados para discutir a estética fotojornalística, a afirmação da individualidade dos fotógrafos e a relação subjetiva com os fotografados. Na busca por trabalhos que rompessem com o discurso fotojornalístico tradicional, adotou-se como objeto empírico ensaios fotojornalísticos publicados no espaço Reflexo-Ensaio do projeto Nós, do jornal Diário Catarinense. Como resultado do estudo, percebe-se um potencial expressivo na construção de imagens jornalísticas na atualidade que abre caminho para novas visibilidades e uma escrita visual mais reflexiva, muito além do simples registro. A crise do valor documental da imagem técnica, o deslocamento do regime visual da fotografia-documento para a fotografia-expressão e a reconfiguração das formas de produção e distribuição dos conteúdos jornalísticos constituíram um novo ecossistema para o desenvolvimento de um fotojornalismo mais autoral, pautado em novas práticas.

O trabalho foi orientado pela professora Raquel Ritter Longhi (UFSC) e co-orientado pela professora Stefanie Carlan da Silveira (UFSC). A banca será composta pelas professoras Sandra Maria Lúcia Pereira Gonçalves (UFRGS), Gislene Silva (UFSC) e Stefanie Carlan da Silveira (UFSC), como titulares — e Valquíria Michela John (UFPR) e Flávia Guidotti (UFSC), como suplentes.

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