Tássia Becker Alexandre
Mestranda do POSJOR/UFSC e pesquisadora do Nephi-Jor

A expansão dos dfoto1ispositivos móveis traz diversas oportunidades ao jornalismo. Com smartphones e tablets, surgem diferentes formas de produzir e difundir conteúdos, estimulando e potencializando o desenvolvimento de novos formatos e narrativas jornalísticas. Entre as novidades na área está o Discover, recurso lançado em janeiro deste ano pelo Snapchat. O canal abriga conteúdos produzidos por diferentes veículos de comunicação internacionais.

Uma das empresas a utilizar o espaço é o canal de televisão norte-americano CNN. Diferentemente do formato tradicional de suas notícias – o audiovisual –, a emissora aposta em narrativas que agregam vídeos, textos e fotos. Outro veículo a apostar na iniciativa é a revista National Geographic, que também faz uso de recursos multimídia para contar suas notícias.

foto2

Os conteúdos são ainda exclusivamente em inglês, porém, ilustram o que está sendo produzido mundialmente na área. Em breve, iniciativas como o Discover devem chegar ao país, mas, para fazer diferente e atrair ainda mais a atenção do público, será necessário fomentar características intrínsecas aos smartphones e tablets, como a ubiquidade e a geolocalização. Se utilizados de maneira adequada, os dispositivos móveis são uma oportunidade para o fortalecimento do jornalismo neste período de crise.

*“Janelas” é uma seção quinzenal do site do Nephi-Jor, em que os pesquisadores do núcleo têm espaço para publicar ideias e comentários sobre temas ligados à hipermídia e linguagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *