Documentário foi destaque no 15º Prêmio Jovem Jornalista

No dia 23 de outubro, o minidocumentário “Uma história de silêncios”, produzido por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e orientado pela Profa. Dra. Stefanie Carlan da Silveira, venceu o 15º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, projeto liderado pelo Instituto Vladimir Herzog.

A premiação, que aconteceu no Itaú Cultural, em São Paulo, exibiu os três mini documentários resultantes dos trabalhos pautados no tema “Novas e velhas lutas: qual o papel do jornalismo na reconstrução do Brasil?”, que receberam uma bolsa e orientação de jornalistas profissionais para sua produção.

A produção da UFSC contou com a mentoria da jornalista e documentarista Bianca Vasconcellos e produção de Ísis Leites Regina, Clara Spessatto e Júlia Santos da Rosa Matos, estudantes de jornalismo da UFSC.

Para Stefanie Carlan da Silveira, o reconhecimento do trabalho é um fortalecimento da Universidade, da Educação e do Jornalismo, três instituições fortemente atacadas nos últimos anos no Brasil.

Investigação apresenta os avanços do neonazismo no Brasil

O minidocumentário investiga o passado nazista recôndito na região colonizada por alemães no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O trabalho surgiu com os casos de ideologia facista que ganharam notoriedade na mídia brasileira sobre o avanço do neonazismo no Brasil. A ideia é tentar responder perguntas sobre “Por que o assunto tem ressurgido?” “Como o jornalismo deve cobrir casos nazistas em uma região que evita relembrar o passado?”

Assista ao mini documentário no YouTube.

Com informações do PPGJOR UFSC.