As pesquisadoras do Nephi-jor, Vivian Rodrigues e Maíra Sousa, foram aprovadas para o doutorado da UNB e da UFRGS, respectivamente. As duas são concluintes do mestrado no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR/UFSC).

Vivian Rodrigues: aprovada no doutorado em Comunicação da UNB

Vivian que defenderá a dissertação no próximo dia 09 de dezembro, foi aprovada no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UNB), com o projeto de pesquisa: “Jornalismo em dispositivos móveis: a produção de conteúdos jornalísticos exclusivos para tablets e smartphones”. O projeto está centrado nas capacidades e limitações de produção e apresentação de conteúdos jornalísticos interativos em dispositivos móveis tablets e smartphones. A proposta de pesquisa pretende aprofundar e estender um projeto acadêmico já desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (Posjor/UFSC). O estudo teve início em 2012 e está em andamento com o desenvolvimento da dissertação “Interfaces jornalísticas em aplicativos móveis: o uso de tecnologias do design digital para tablets”, a ser concluído em 2013. Neste trabalho citado, dá-se enfoque aos aspectos ligados à interface dos aplicativos jornalísticos, tais como design digital e arquitetura da informação. O estudo resulta, ainda, em uma proposta aplicada de interface jornalística em tablets, baseada na análise empírica dos aplicativos brasileiros O Globo A Mais, Estadão Noite e Diário Catarinense. Tanto a análise empírica quanto o produto foram desenvolvidos sob a perspectivas de um conjunto de categorias de de qualidade e avaliação também propostas no estudo. (Ver Lattes).

Maira

Maíra Sousa: aprovada no doutorado em Comunicação e Informação da UFRGS

Maíra que defendeu a dissertação em agosto de 2013, foi aprovada no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde desenvolverá o projeto de pesquisa “A notícia em tempos de dispositivos móveis e redes sociais na internet: conexões a partir de portais jornalísticos de referência”. O tema da pesquisa surge em um contexto de multiplicação dos espaços de distribuição de conteúdo jornalístico, inclusão do público consumidor no ecossistema midiático e debate sobre as transformações e o papel das organizações jornalísticas na atual sociedade. Diante desse cenário, o projeto de tese se propõe a investigar a notícia neste novo ecossistema midiático, definindo o formato e as características hipertextuais que ela ganha nos dispositivos móveis (celulares e tablets) ao ser distribuída pelas organizações jornalísticas e a relação estabelecida entre esse produto noticioso e as redes sociais na internet, no que diz respeito às formas de recirculação. Parte-se da ideia de coexistência da distribuição e da circulação no atual modelo de comunicação, como apontado por Jenkins, Ford e Green (2013). (Ver Lattes).

Alguns artigos das pesquisadoras estão disponíveis no menu PUBLICAÇÕES deste site.