imgminicCIMJNos próximos dias 02 e 03 de julho, a prof. Raquel Longhi vai ministrar o minicurso “Grande Reportagem Multimédia” na Universidade Nova de Lisboa. A promoção é em conjunto com o CIMJ – Centro de Investigação Média e Jornalismo, onde Longhi está fazendo estágio pós-doutoral.

O curso visa a fornecer ao aluno um panorama da produção noticiosa em multimédia no ciberjornalismo, analisando novas formas expressivas da informação jornalística no aspecto da convergência de linguagens possibilitada pela hipermídia. Dentre os objetivos, estão: explorar a grande reportagem em multimédia a partir da análise de modelos, formatos e estratégias narrativas; discutir de que forma se dá a reconfiguração de gêneros expressivos tais como o audiovisual na atual produção noticiosa em multimédia.

No programa, duas sessões, divididas em:
1. Jornalismo e convergência de linguagens. A remodelação de gêneros expressivos da notícia no ciberjornalismo

– Hipermídia, intermídia e fusão conceitual;
– Reconfiguração de gêneros expressivos. Influências, inspirações e reconfigurações narrativas;
– Grande reportagem;
– Fotorreportagem e Picture Stories;
– Slideshow noticioso;
– Infografia online;
– Navegações e debate.

Sessão 2.  A grande reportagem multimédia.  A expansão do audiovisual

– O estado da arte;
– A grande reportagem multimédia em alguns jornais de referência;
– A grande reportagem multimédia nos jornais online portugueses;
– Análise de alguns produtos noticiosos audiovisuais webjornalísticos;
– Surge um modelo para a grande reportagem no ciberjornalismo?

As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas até 01/7 peo email: cimjmedia@gmail.com