“Jornalismo e plataformização. Abordagens investigativas contemporâneas” é o quarto livro do Nephi-Jor/Grupo Hipermídia e Linguagem/CNPq, publicado pela Editora Insular. Organizado por Raquel Ritter longhi, Stefanie Carlan da Silveira e Rita Paulino, é uma produção conjunta dos pesquisadores do NephiJor – Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo, (PPGJOR-UFSC), e reúne contribuições sobre as pesquisas em andamento no grupo a respeito de “um mundo de plataformas, no qual grande parte das esferas da vida é percebida ou experienciada por meio de plataformas, sejam elas aplicativos, artefatos, serviços on-line ou softwares”, segundo as autoras. 

Estão reunidos 15 pesquisadores em onze artigos, que, preocupados em desvendar alguns temas necessários para entender a plataformização e sua conexão com o Jornalismo, apresentam, discutem e analisam pesquisas em andamento relacionadas ao tema e que configuram uma amostra do trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem/Nephi-Jor, neste ano de 2021. 

O livro está dividido em quatro capítulos:  Plataformas e marcas jornalísticas, Plataformas, sociedade e política, Plataformas e narrativas jornalísticas e Plataformas, algoritmos e usabilidade.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *