O Nephi-Jor ​criou uma nova categoria dentro do menu “Produções”: “Criação Literária em Hipertexto”. As primeiras publicações são  artigos sobre narrativas e criação literária em hipertexto, produzidos pela pesquisadora Raquel Ritter Longhi, resultantes de sua tese de doutorado. Os artigos ​foram apresentados em congressos e publicados e​ntre 2001 e 200​5, em revistas aca​dêmicas e sites.

O primeiro trabalho, ​”Storyspace e hipertexto: uma relação duradoura“, discorre sobre as características e a contribuição do software Storyspace para a criação literária em hipertexto​”. Ressalta a hiperficção “Afternoon, a story”, como um marco neste sentido: “Uma das peculiaridades quando se fala de obras criadas com o software Storyspace, é justamente sua perenidade. Obras como Afternoon, a story, com mais de 15 anos, se mantém objeto de fruição e de estudos, especialmente por sua qualidade e seu pioneirismo”.

O ​segundo artigo, “Storyspace e ficção em hipertexto”, descreve o cenário da literatura contemporânea naquele período, chamando a atenção para as renovações na criação literária, especialmente devido ao surgimento de novas tecnologias e paradigmas estéticos. Do artigo: “As chamadas ´poéticas tecnológicas´ estão introduzindo novos modelos de pensamento e criação, com possibilidades de escrita e de fruição de leitura, que levam ao desmonte de padrões correntes por séculos de cultura impressa”.

Já em “Intermedia, ou para entender as poéticas digitais”, Longhi trabalha o conceito de intermídia (grafado então como intermedia, seguindo a grafia em Inglês), que viria a utilizar em suas pesquisas relativas à convergência de linguagens no jornalismo digital.  Retomando o conceito de intermedia, introduzido por Dick Higgins na década de 60, o trabalho procura estabelecer parâmetros para um melhor entendimento das criações poéticas que se dão nos meios digitais. O conceito de intermedia dá conta de definir as obras criadas a partir da fusão conceitual de meios anteriores a elas; a teoria da remediation, de Bolter e Grusin (1999), colabora para uma melhor compreensão desta fusão.

O artigo “Narrativas digitais e estruturas circulares” aborda as narrativas literárias e a poesia nos meios digitais. Indica alguns aspectos característicos desse tipo de narrativa,  como a hibridação e a não-linearidade e, ainda, analisa a ideia de estrutura circular da narrativa como um elemento da sua concepção. Busca na Poesia Concreta uma influência para a criação literária que se dá no ambiente digital, através das ideias dos teóricos concretos sobre o círculo e o ideograma.

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