Nephi-Jor na SBPJOR

De 8 a 10 de novembro, pesquisadores e pesquisadoras do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor), participam do 21º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, evento organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Em 2023, o evento acontece na Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB), no Distrito Federal, de forma presencial. Além do encontro nacional, o congresso também conta com o 13º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJOR).

Comemorando 20 anos da entidade, o evento tem como tema “O futuro do jornalismo: crise epistêmica, desinformação e o protagonismo das mulheres jornalistas”. O Encontro visa reunir pesquisadores do campo, em diferentes estágios de formação, em busca de uma reflexão plural sobre os problemas emergentes do jornalismo.

Conheça os trabalhos do grupo selecionados para a SBPJOR:

Luiz Henrique Zart

• Trabalho: Drama, apoteose e o tri albiceleste: a narrativa jornalística da Trivela na final da Copa do Mundo de 2022
  • Sessão Coordenada/Mesa: RENAMI – Narrativas, jornalismo e produção de sentidos
  • Resumo do trabalho: Estudo pretende compreender de que forma ocorre a articulação de elementos narrativos durante a cobertura jornalística da Trivela na Final da Copa do Mundo de Futebol Masculino, em 18 de dezembro de 2022, com a Argentina superando a França nos pênaltis. A metodologia proposta é uma adaptação da Análise Crítica da Narrativa (MOTTA, 2013) às especificidades do Jornalismo Esportivo, em especial sobre futebol. Assim, a estória é construída pela Trivela, do drama à apoteose, até o tri albiceleste.

Ivone Rocha

• Trabalho: Como o Jornalismo se faz presente na educação de qualidade, contribuindo para o quarto objetivo de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030
  • Sessão Coordenada/Mesa: JORTEC – XXXVII Mesa Coordenada: Jornalismos, tecnologias e memória
  • Resumo do trabalho: O artigo analisa o jornalismo na perspectiva do objetivo 4 do desenvolvimento sustentável (Educação de Qualidade). E procura promover uma reflexão sobre como o jornalismo pode colaborar com a escola quanto às metas estabelecidas no ODS 4, utilizando como objeto de estudo o projeto Memórias em Rede, desenvolvido em escolas públicas de Santos, São Paulo, que trabalha a memória afetiva de jovens e suas histórias de vida, atuando com as ferramentas do jornalismo.

Laura Rayssa de Andrade Cabral

• Trabalho: Jornalismo Automatizado: reflexões sobre os atores sociais nos ecossistemas de automatização
  • Sessão coordenada/Mesa: Comunicações Lives – Jornalismo e Tecnologias
  • Resumo do trabalho: O artigo discute os principais conceitos do Jornalismo Automatizado, ancorados nas reflexões da Teoria Ator-Rede, como forma de compreender as implicações provocadas pela formação de novos ecossistemas jornalísticos. Para tanto, o artigo se debruça sobre questões atinentes à automatização, onde humanos e não-humanos interagem entre si. Como metodologia de pesquisa, realizamos uma revisão de literatura em diferentes bases de dados. Os principais resultados do artigo apontam que, muito embora haja a associação de diversos atores sociais no Jornalismo Automatizado, o jornalista exerce um protagonismo específico e detém a autonomia necessária para atestar as especificidades da atividade jornalística.

Raquel Ritter Longhi e Denise Lira

• Trabalho: Memória da pesquisa em infografia nos 20 anos da SBPJor
  • Resumo do trabalho: O trabalho faz uma sistematização da pesquisa em infografia nos 20 anos de encontros da SBPJor. Através de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo, procura-se detectar, nos artigos apresentados, os tipos de pesquisa, mídias estudadas, referenciais bibliográficos utilizados, autores, instituições e regiões de origem.

Cris Cirino, Elaide Martins da Cunha, André Luiz da Costa Carvalho

• Trabalho: Inteligência artificial e a ausência de uma legislação para combater a desinformação no Brasil: os desafios presentes para as oportunidades futuras
  • Sessão Coordenada/Mesa: JORTEC – XXXVI Mesa coordenada: Jornalismo e inteligência artificial

Rita Paulino, Carlos Marciano, Roberto Pacheco, Monica Carneiro

• Trabalho: Municipa 2030, uma proposta de newsgame para ampliar o conhecimento sobre a Agenda 2030
  • Sessão Coordenada/Mesa: JORTEC – XXXV Mesa coordenada: Pesquisa aplicada no jornalismo digital
  • Resumo do trabalho: O artigo apresenta o percurso metodológico que guiou o desenvolvimento do newsgame “Turma Municipa 2030 e o álbum dos ODS”, tratando-se de um trabalho que se caracteriza como uma pesquisa de natureza aplicada e exploratória, concentrando-se na concepção e elaboração de um jogo jornalístico e educativo, centrado na temática dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Silvio da Costa Pereira

• Trabalho: De que imagens se vale o jornalismo?
  • Sessão Coordenada/Mesa: Comunicações livres – 8. Trabalho jornalístico e rotinas produtivas
  • Resumo do trabalho: O trabalho apresenta um levantamento de imagens utilizadas por veículos jornalísticos brasileiros. Um histórico da incorporação de imagens aos relatos jornalísticos é abordado. Discutimos o processo de levantamento e análise de dados, que incluiu veículos de grande e pequeno porte, e uso de ferramentas digitais para localizar as matérias e cruzar os dados. A identificação das imagens foi feita manualmente. A análise sugere que apesar de um uso expressivo de fotografias, as publicações jornalísticas se valem de diversos tipos de imagens – como prints de tela, frames de vídeo, vídeos, ilustrações, visualização de dados, etc – , muitos dos quais não produzidos no âmbito da profissão e que chegam sem custo às redações.