“Jogando Ética: reflexões para o uso de newsgames de letramento para a compreensão da deontologia jornalística”. Assim é intitulada a dissertação do pesquisador Carlos Nascimento Marciano, integrante do Nephi-Jor desde 2014. A defesa acontecerá nesta sexta-feira (8), às 18h, na sala 141 do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

euA pesquisa foi orientada pelo professor Dr. Rogério Christofoletti, e a banca examinadora composta pelos avaliadores internos: Dra. Raquel Ritter Longhi, Dra. Rita Paulino e Dr. Antônio Cláudio Brasil Gonçalves (suplente) e pelos avaliadores externos: Dra. Dulce Márcia Cruz e Dra. Mônica Stein (suplente).

O trabalho busca trilhar reflexões para a utilização de newsgames de letramento como recurso pedagógico na compreensão da deontologia jornalística, assim foram realizadas entrevistas com nove docentes, além do levantamento bibliográfico sobre newsgames, ética e apontamentos sobre as escolas de jornalismo

Por meio da observação da prática pedagógica, são apresentadas sugestões que podem auxiliar na criação de newsgames de letramento com o propósito de mobilizar o jogador a usar, raciocinar, sentir e agir conforme alguns parâmetros éticos de conduta.