12065578_1012031865521135_8390374190660547550_nA banca da pesquisadora e mestranda Kérley Winques será realizada na sexta-feira, dia 24 de junho, às 14 horas, na sala 141 do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC). A dissertação intitulada “Tem que ler até o fim? O consumo da grande reportagem multimídia pelas gerações X, Y e Z na multitelas” tem como objeto de estudo o consumo da grande reportagem multimídia nas multitelas – computador, tablet e smartphone – por diferentes gerações. O objetivo é descobrir de que forma se dão os processos de consumo das gerações X, Y e Z, na série Tudo Sobre, da Folha de S.Paulo.

A pesquisa traz o conceito de geração, que oferece subsídios para a construção de procedimentos teórico-metodológicos que deem conta de oferecer ao consumo uma perspectiva qualitativa. A Geração X é formada por nascidos entre 1965 e 1978, a Y nasceu entre 1979 e 1992, e a Z é constituída por nascidos a partir de 1993. Os participantes de cada geração são estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina respectivamente da Pós-graduação em Educação, Graduação em Pedagogia e Colégio Aplicação. Neste caso, a pesquisadora opta pela metodologia baseada em grupos focais.

As três gerações serviram de base para construir um raciocínio crítico, observador e uniforme sobre o consumo da grande reportagem multimídia nas multitelas, além dos pontos relacionados ao uso das diferentes telas, como é feita a leitura do texto longo, como se dá a interpretação das infografias, se houve cliques em vídeos, observações das fotografias, quais as dificuldades encontradas, percepção do design responsivo e de que forma acontece a navegação no texto e elementos multimídia.

A banca será presidida pela orientadora professora dra. Raquel Ritter Longhi; tendo como avaliadores internos o professor dr. Rogério Christofoletti; a professora dra. Rita Paulino e a professora dra. Flávia Guidotti como suplente. Já o avaliador externo será o professor dr. João Canavilhas (UBI – Portugal), tendo como suplente a professora dra. Luciana Mielniczuk (UFRGS).