Está disponível o Dossiê da Brazilian Journalism Research “Narrativas Jornalísticas Contemporâneas“. O artigo intitulado “The place of longform in online journalism: Quality versus quantity and a few considerations regarding consumption” (O lugar do longform no jornalismo online: Qualidade versus quantidade e algumas considerações sobre o consumo), foi escrito pelas pesquisadoras Raquel Ritter Longhi e Kérley Winques. Trata de uma pesquisa sobre a tendência do jornalismo longform, fenômeno recente no webjornalismo e que tem chamado atenção por suas características, principalmente no que tange ao tamanho do texto e sua profundidade.

As pesquisadoras apontam que essa tendência destaca-se em grandes jornais e revistas, em produtos como grandes reportagens multimídia e ainda em sites dedicados ao formato. Com o propósito de discutir e problematizar o jornalismo longform, as autoras verificam: onde encontrar produtos com essa característica, de que forma tem aparecido e como este formato está sendo lido e consumido. O objetivo do artigo é definir o “estado da arte” do fenômeno.

O texto publicado no Dossiê Brazilian Journalism Research é uma versão do artigo que foi apresentado no Encontro Anual da Compós 2015, que aconteceu em Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *