10653867_4790832504846_5125647616660989305_nO 12º Encontro Nacional de Pesquisadores de Jornalismo (SBPJor) e IV Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo, realizado de 6 a 8 de novembro no campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foi um sucesso. No primeiro dia do evento, 6 de novembro, a professora Rita Paulino recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Adelmo Genro Filho – SBPJOR, pela orientação da dissertação da Vivian Rodrigues de Oliveira no POSJOR com a pesquisa sobre Interfaces jornalísticas para tablets.

No mesmo dia, Kérley Winques expôs um recorte do seu trabalho de conclusão da DSC_0159graduação sobre infográficos. Sob o título “Clique aqui e ali, sou um infográfico”, a mestranda apresentou a história e evolução da infografia. Recurso cada vez mais utilizado nos portais de notícias da web, o infográfico permite a interatividade entre o emissor e o receptor. Kérley destacou a preparação dos estudantes para lidar com os softwares que produzem esse tipo de arte.

Helena-Fischer-29No último dia do evento, 8 de novembro, a XIII Mesa Coordenada da Rede de Pesquisa Jornalismo e Tecnologias Digitais (Rede Jortec), teve como tema “Metodologias e estado da arte de pesquisa aplicada em captação, produção, transmissão e distribuição de conteúdos jornalísticos em plataformas convergentes”. Nesta mesa Raquel Ritter Longhi apresentou a evolução da produção noticiosa nos 20 anos de jornalismo online com o trabalho “Grande reportagem multimídia ontem e hoje”. A professora apresentou a exploração da linguagem hipermidiática nos formatos noticiosos e exibiu exemplos de grandes reportagens multimídia.

Na mesma manhã a doutoranda do POSJOR Lívia Vieira apresentou o estudo “Erro liviajornalístico: contextos e conceito”, parte de sua dissertação de mestrado, defendida em abril deste ano. A partir de um esforço de conceituação do termo, o objetivo do trabalho é contribuir com o desenvolvimento do jornalismo como campo de conhecimento, na medida em que discute seu rigor e sua singularidade.

Já pela parte da tarde, foi apresentada a XIV Mesa Coordenada da Rede JorTec, com o tema Interfaces do jornalismo com a sociedade digital. Nesta mesa a professora Rita Paulino apresentou seu trabalho “Como identificar o sentimento através das redes sociais, utilizando metodologia aplicada ao Jornalismo de Dados”. Encerrado o 12º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, a presidente Cláudia Lago divulgou que a 13ª do evento já possui local definido. A cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, será a anfitriã do congresso em 2015. Os artigos apresentados estarão disponíveis em breve nos anais digitais do congresso, na página do SBPJor.