Novembro foi um mês de muitas apresentações para os pesquisadores do Nephi-Jor, Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo/Grupo Hipermídia e Linguagem-CNPQ.
Foram ministrados uma série de minicursos na 18ª edição da SBPJor, no Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, e algumas apresentações de artigos da Compós, Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Nesse ano tão atípico, todas as atividades dos pesquisadores ocorreram de forma totalmente remota.
SBPJor
Os minicursos ocorreram de forma remota, todos no dia 04 do mês. A pesquisadora Marina Oliveto apresentou aos participantes o seu curso sobre a “Produção de Conteúdo Jornalístico e documental em 360°”.
O minicurso contou com a participação de 13 estudantes e profissionais do jornalismo que se mostraram imensamente interessados nesse novo formato de narrativa e discutiram as produções nacionais e internacionais que estão disponíveis no mercado, além do contato mais aprofundado com algumas questões técnicas. Quer conhecer o material utilizado no curso? Basta baixar aqui.
Os pesquisadores da PPGJor da UFSC, o doutorando Frederico Santos Marques de Carvalho e a mestranda Olga Clarindo Lopes ministraram o minicurso “Acessibilidade em Produtos Jornalísticos Digitais”.
Junto com os participantes foi possível compartilhar exemplos de iniciativas acadêmicas e de mercado que buscam atingir públicos com experiências de uso específicas em diferentes plataformas (podcasts, exposições artísticas, livros interativos) e que outros espaços se beneficiaram de uma abordagem que seja de fato acessível.
Compós
Na Compós, a coorderandora do Nephi-Jor, Raquel Ritter Longhi, junto com a Dra. Kérley Winques, apresentaram um artigo em conjunto no GT de Recepção, Circulação e Usos Sociais das Mídias. O artigo intitulado “Mediação, Recepção e Consumo frente à Explosão dos Algoritmos” teve importante relevância para a discussão com os participantes do GT.
A pesquisadora Olga Clarindo Lopes apresentou o seu artigo “Brincando em serviço: as potencialidades informativas do lúdico no jornalismo digital” no GT Comunicação e Cibercultura. Com uma participação ativa no GT, a proposta foi não só apresentar o artigo como discutir e elaborar um relato sobre os trabalhos de colegas, gerando grande interação entre os participantes.
Apesar das limitações físicas, as apresentações resultaram em análises e diálogos que as pesquisadoras participantes dos GTs levarão para as suas produções acadêmicas e científicas.