A Professora Raquel Ritter Longhi assumiu recentemente a coordenação da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec). A pesquisadora, até então, vice-coordenadora, passa à coordenação tendo como vice o professor Gerson Martins, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A Rede JorTec é credenciada pela Sociedade Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e foi formalizada no ano de 2008, no 6º Encontro Nacional da SBPJor, reunindo pesquisadores de diferentes universidades de todo o Brasil.

A finalidade da Rede é a produção de pesquisa aplicada visando à experimentação e criação de inovações tecnológicas digitais nos processos de captação, produção, empacotamento, transmissão e distribuição de conteúdos jornalísticos nas convergentes plataformas comunicacionais.