O livro pode ser adquirido pelo site da editora Insular.

Na tarde de segunda-feira (25), às 16h30, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a vice-coordenadora do Nephi-Jor/Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem/CNPq e professora no Programa de Pós-Graduação e Comunicação (PPGCOM/UFJF), Kérley Winques, lançou seu livro “Mediações algorítmicas: articulação entre as dimensões simbólicas e materiais das tecnologias digitais”.

Garanta seu exemplar pela editora Insular.

Inspirado no legado de Jesús Martín-Barbero, o livro apresenta o Mapa das Mediações Algorítmicas como um ponto de partida para repensar abordagens conceituais que podem auxiliar na compreensão da plataformização em diversos campos sociais. Seu objetivo é entender os processos de apropriação das tecnologias digitais, contextualizando sua materialidade e dimensão simbólica em espaços culturais específicos, com saberes, imaginários, usos e práticas determinados.

Criando um desenho teórico metodológico, focado nos Estudos Culturais Latino-Americanos e em epistemologias não hegemônicas do Sul Global de Barbero, o livro permite explorar o enredamento complexo de plataformas, algoritmos, mediações e práticas individuais e coletivas dos sujeitos.

Kérley afirma que, após a defesa da tese realizada em 2020, “foram necessários três anos de estudo, leituras e releituras, desenhos e redesenhos para conseguir encontrar formas de como resolver a seguinte questão: Como é possível mapear as dimensões simbólicas e materiais das mediações algorítmicas?”.

Rafael Grohmann, professor na Universidade de Toronto, assina o prefácio do livro e a coordenadora do Nephi-Jor e professora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC), Raquel Ritter Longhi, assina o posfácio da obra.

Com informações do PPGCOM/UFJF.