Rede JorTec se reúne no 21º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR)

Entre os dias 8 e 10 de novembro, pesquisadores e pesquisadoras do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor), participaram do 21º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Foram 7 (sete) trabalhos apresentados, em diferentes sessões coordenadas.

O grupo de pesquisadores do Grupo Hipermídia e Linguagem também realizou uma reunião de trabalho, no dia 09/11, e participou da reunião anual da Rede JorTec, que reuniu pesquisadores do Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Ceará, que discutiram as melhores práticas e como ampliar a rede de pesquisa para todo o Brasil. Além disso, uma agenda para os próximos anos também foi estruturada para auxiliar no cronograma de trabalho do grupo.

Outro ponto de destaque da reunião da JorTec foram as disciplinas disponibilizadas entre os parceiros. Para 2024, a disciplina integrada da JorTec deve ocorrer no segundo semestre com foco no ciberjornalismo. A rede JorTec também estará com eventos para o ano de 2024, além de uma programação que contará com palestrantes internacionais que vem movimentando o diálogo sobre o jornalismo em rede.

O evento é organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Em 2023, foi realizado na Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB), no Distrito Federal, de forma presencial. Além do encontro nacional, o congresso também contou com o 13º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJOR).

Sobre a JorTec

A Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec) começou a ser estruturada em 2006 e foi oficializada em 2008, na Universidade Metodista (Umesp), durante o 6º Encontro da SBPJOR. Com o objetivo de desenvolver a pesquisa aplicada em tecnologias digitais voltadas à prática e ao estudo do jornalismo, a rede visa estabelecer conexões interdisciplinares entre o campo da Comunicação e outras áreas das Ciências Humanas e das Ciências Exatas como, informática, neurociência, entre outras.

Quer ficar por dentro de mais informações sobre a rede JorTec e o Nephi-Jor? Continue acompanhando o site e as redes sociais do grupo.