Ivone Rocha é doutoranda do PPGJOR/UFSC

Sob o título “Ensino de Jornalismo e Educação midiática: Princípios e práticas contra a desinformação”, o ENEJor 2024 terá dois palestrantes da UFSC, o professor Samuel Pantoja Lima e a doutoranda do PPGJOR/UFSC e pesquisadora do Nephi-Jor, Ivone Rocha. As palestras de ambos acontecerão no dia 25 de abril, a partir das 10h.

Mais do que discutir a importância do ensino de jornalismo e da educação midiática, o evento promoverá discussão sobre o papel de cada cidadão, dentro e fora da escola, e como ajudar a criar conscientização coletiva da responsabilidade em produzir, apoiar e compartilhar informações reais sob a perspectiva ética. 

Nesse contexto, destaca-se a relevância jornalística no combate à desinformação, contribuindo para instituir uma cultura midiática. São reflexões a serem colocadas, que devem estar alinhadas ao conteúdo curricular do curso de jornalismo, com o uso consciente das ferramentas digitais. 

Além da doutoranda do PPGJOR e do professor Samuel Pantoja Lima, estarão presentes nos debates, pesquisadores de diversas universidades do país. 

O 23º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor) vai acontecer na PUC Goiás, entre os dias 23 e 26 de abril, e será transmitido em formato híbrido.

Para mais informações, acesse o site do evento.