Mais um evento com forte presença do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo – Nephijor: o XIII Simpósio Nacional da ABCiber, a Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura. 

Com o tema “Virtualização da Vida: Futuros Imediatos, Tecnopolíticas e Reconstrução do Comum no Cenário Pós-Pandemia”, o evento foi realizado de 16 a 19 de dezembro de forma totalmente virtual. Contou com pesquisadores nacionais e internacionais, que participaram das conferências, mesas coordenadas, reuniões científicas, minicursos, modalidades especiais e dezenas de sessões em painéis com trinta eixos temáticos. Os eixos que contaram com a participação de pesquisadoras do Nephi-Jor foram os Eixos 20 e 28, chamados “Economia colaborativa, economia do compartilhamento e novos modelos de negócios” e “Jornalismo de dados, ética da informação, fake news e crise dos pontos de vista centrais”, respectivamente.

No Eixo 20, a mestranda Alessandra Natasha Costa Ramos apresentou o trabalho “Financiamento de nativos digitais: o exemplo do site O Barato de Floripa” durante a tarde do dia 17/12. Já no eixo 28, no dia 18/12, pela manhã, a doutoranda Mariane Ventura e a mestranda Olga Lopes apresentaram o trabalho “Affordances de Personalização: na construção de sentido sobre a covid-19 no jornalismo de dados”. À tarde, foi a vez da docente e pós-doutoranda Elaide Martins apresentar o trabalho “Inovação em tempos de pandemia: a produção de coletivos jornalísticos sobre a Amazônia brasileira”, produzido em co-autoria com o bolsista de Iniciação Científica, Eduardo Miranda, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Os trabalhos dialogam entre si, reforçando um dos objetivos do Nephi-Jor que “é a pesquisa e desenvolvimento de conteúdo para a Internet”. Sob a coordenação da Prof. Dra. Raquel Ritter Longhi e vice-coordenação da Prof. Dra. Rita de Cássia Romeiro Paulino, o grupo reúne pesquisadores que desenvolvem atividades de forma transdisciplinar, dando “ênfase na pesquisa de novos formatos e na produção de conteúdo jornalístico para a web, possibilitando a integração entre a produção das diversas mídias”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *