Em consonância com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR), o Nephi-Jor/Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem/CNPq vem trabalhando ativamente para construir e fomentar a equidade de gênero e o protagonismo feminino no ambiente jornalístico e científico acadêmico.
Segundo dados do relatório da Elsevier-Bori “Em direção à equidade de gênero na pesquisa no Brasil”, a participação de mulheres na ciência como autoras de publicações científicas no Brasil cresceu 29% nos últimos 20 anos. Os dados apontam que há uma aproximação da produção científica brasileira de uma equidade de gênero, principalmente entre as pesquisadoras com carreiras mais jovens.
Mulheres na ciência: Pesquisadoras do Nephi-Jor participam de congresso internacional e vencem o Best Paper.
O relatório também destacou que, em 2022, 49% da produção científica brasileira conta com pelo menos uma mulher entre os autores, fazendo com que o país ocupe a terceira posição com maior participação feminina na ciência, entre as nações analisadas, – ficando atrás somente da Argentina e de Portugal, com 52% cada. Em outras áreas como a tecnologia, nos últimos cinco anos (2015-2022) houve um aumento de 60% da participação feminina no setor, embora as mulheres ainda sejam apenas 12,3% da parcela do mercado, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
Com o compromisso de ampliar ainda mais o protagonismo feminino na academia, queremos valorizar todo o trabalho desenvolvido por nossas incríveis pesquisadoras.
A luta continua e juntas faremos ciência para transformar o mundo.
Feliz 8 de março! Feliz Dia Internacional da Mulher!