O trabalho das alunas focou em uma série de reportagens com um levantamento inédito sobre a aplicação de Constelação Familiar no sistema Judiciário brasileiro

As alunas do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Jullia Gouveia e Karoline Bernardi, venceram o Prêmio Livre.jor de Jornalismo-Mosca 2023, na categoria Universitária.

Orientadas pela Profa. Dra. Stefanie Carlan da Silveira do Jor UFSC, e pesquisadora do Nephi-Jor, o trabalho de conclusão de curso “Laços de Família: a presença da Constelação Familiar nas instituições públicas brasileiras”, se destaca como uma série de reportagens multimídia com um levantamento inédito que denuncia que a aplicação de Constelação Familiar no sistema Judiciário brasileira já custou R$ 2,6 milhões aos cofres públicos. O trabalho também expõe as mais de 24 mil sessões da prática, criticada pelo Conselho de Psicologia do Sistema Único de Saúde (SUS).

Acesse as reportagens aqui!

Para a professora Stefanie Carlan da Silveira, trabalhos como esse mostram o quanto o bom jornalismo é fundamental quando feito de apuração séria e competente.

Além das reportagens e premiações, a apuração realizada pelas jornalistas repercutiu e gerou duas reportagens publicadas na Agência Pública: “Tribunais de justiça no Brasil gastaram R$ 2,6 milhões com constelação familiar” e “SUS já realizou mais de 24 mil sessões de constelação familiar no país”. As reportagens pautaram o tema em outros veículos de imprensa e o debate público resultou em uma denúncia do Ministro dos Direitos Humanos, junto ao Conselho Nacional de Direitos Humanos.

Com informações do Jornalismo UFSC e Livre.Jor