As professoras e pesquisadoras do NephiJor, Raquel Ritter Longhi e Marina Oliveto, realizarão, no dia 22 de outubro, um minicurso sobre a produção de conteúdos jornalísticos com imagens 360º.  O minicurso acontece durante a 18ª SEPEX da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O objetivo do minicurso é divulgar o cenário atual da produção de conteúdos em 360º no ciberjornalismo e as tecnologias de captação e de visualização dessas imagens além de mostrar como se dá a produção de conteúdos em 360º. Para isso, durante o minicurso, serão abordados os conceitos sobre jornalismo imersivo, produção de conteúdo online e o uso do formato documental no jornalismo; exemplos práticos de conteúdos produzidos no Brasil e no mundo, analisando as técnicas jornalísticas empregadas na construção do material; técnicas para captação de imagens 360º e os passos para a construção do conteúdo e as formas de publicação usando o formato.

As inscrições, gratuitas, estão abertas até o dia 16 de outubro. Podem participar estudantes da UFSC e de outras universidades, jornalistas, fotógrafos e comunidade em geral. A realização da inscrição é pelo site https://sgsepex.ufsc.br/ .

São ofertadas 15 vagas. O minicurso será online, com início às 16h, pela plataforma conferência web, e o link será enviado aos inscritos.

Conteúdo programático:

1. Uso do 360 graus no jornalismo

2. Conceitos do jornalismo imersivo

3. Produções jornalísticas em 360º no Brasil e no mundo

4. Ferramentas de produção e tecnologia de captação de imagem em 360º

5. Como escolher a pauta ideal para 360º

6. Diferenciais da captação 360º

7. O formato documental jornalístico em 360º

8. Desmistificando a produção de conteúdo em 360º

Sobre as professoras:

Raquel Ritter Longhi

Doutora em Comunicação e Semiótica (Pontifícia Universidade Católica/SP, 2004) e Mestre em Comunicação e Informação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998). Professora do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. Desenvolve pesquisas em Ciberjornalismo, Hipertexto, Hipermídia, Narrativas Ciberjornalísticas, Realidade Virtual, Realidade Aumentada e novas tecnologias de produção de conteúdo no ciberjornalismo. Coordena o Nephi-Jor e o Grupo Hipermídia e Linguagem/CNPq e é vice-coordenadora da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais/JorTec. Realizou estágio pós-doutoral junto à Universidad Autónoma de Barcelona no ano de 2019 e junto à Universidade Nova de Lisboa, em 2013-2014.

Marina Vasques Oliveto

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação de Ciências da Comunicação da Universidade Lusófona (ULHT) em Portugal. Mestre em Artes pela Hochschule Darmstadt na Alemanha. Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista e Bacharel em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor). Atualmente está investigando a área de jornalismo imersivo e realidade virtual. É estagiária profissional na Deutsche Welle (DW) na Alemanha e desenvolve webdocs em realidade virtual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *