Mais um livro com o selo Nephi-Jor acaba de sair do forno. O pesquisador do Nephi-Jor, William Robson Cordeiro, lança o seu livro “Hiperinfografia – A Visualização da Informação Jornalística Mais Sofisticada”, resultado de sua tese defendida em outubro de 2019 e publicado pela Editora Insular. O trabalho também será lançado na edição 2020 do Congresso da SBPJOR, mas já pode ser adquirido através do site da Editora Insular, através do link https://bit.ly/2SXuuVl.
O autor é jornalista, mestre em Estudos da Mídia (PPGEM/UFRN) e doutor em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (POSJOR/UFSC) com estágio-sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), além de atuar como professor de jornalismo na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
“Este trabalho abre caminhos para outros olhares, ao mesmo tempo em que compartilha reflexões sobre inovação, estabelece um passeio diacrônico pelo universo infográfico, discute conceitos e expressões não devidamente esclarecidas, testemunha um gênero emergente e próprio, atesta modelos narrativos em expansão e confirma um jornalismo pujante”, explicou William. O livro tem 414 páginas e faz parte do segundo volume da série Novas Diretrizes, da Insular.

“Hiperinfografia – A Visualização da Informação Jornalística Mais Sofisticada” tem prefácio da pesquisadora do PPGJOR, Raquel Ritter Longhi, que também foi orientadora de William Cordeiro. Além de um QR Code que remete a um site especialmente construído para apresentar e analisar hiperinfografias, o livro destaca ainda entrevistas exclusivas com importantes profissionais da área de visualização da informação tanto do Brasil, quanto da Europa e Estados Unidos.
A orientadora e pesquisadora Raquel Longhi ressalta a importância deste estudo para o campo: “Com este livro que o leitor tem em mãos, Cordeiro traz avanços. E o faz especialmente considerando o cenário contemporâneo de evolução e utilização das tecnologias que permitem maior imersão nos conteúdos jornalísticos, aí incluídas a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada”.