minicurso sepex sem inscriçõesO minicurso “Hipermídia e Linguagem: narrativas webjornalísticas”, que acontece na próxima semana, dias 21 e 22/10, a partir das 18h, na sala 141 do prédio A do CCE, dentro das programações da Sepex – Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão/Ufsc, teve suas inscrições esgotadas em poucas horas.

O minicurso será oferecido pelo Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor), sob orientação da Profª Raquel Longhi, coordenadora do Núcleo. Divide-se em quatro módulos de duas horas cada um, a serem ministrados pelos seguintes pesquisadores (mestrandos e doutorandos, pesquisadores do Nephi-Jor, do PosJor UFSC):

1. Grande Reportagem Multimídia – Raquel Longhi e Kérley Winques;
2. Narrativas fotojornalísticas: entre a fotografia e o vídeo – Sílvio da Costa Pereira;
3. Infografia – William Robson Cordeiro; e
4. Newsgames – Carlos Marciano e Ana Paula Bourscheid.

Dentre os objetivos, estão conhecer, analisar e discutir as possibilidades narrativas abertas pelas tecnologias aplicadas ao Jornalismo, com ênfase no webjornalismo.

No programa, estão os seguinte temas:
1. Grande Reportagem Multimídia: Definição. Sistematização histórica. Características. Estado da Arte. Principais ferramentas de produção. 2. Narrativas fotojornalísticas: entre a fotografia e o vídeo. A fotografia do jornalismo do século XX. O fotovídeo. A digitalização da fotografia e o surgimento de equipamentos híbridos. Por que o fotojornalista passou a acionar o REC? Produções fotojornalísticas híbridas e seu espaço na internet. 3. A transição da Infografia no jornalismo: Conceito de infografia. Aspectos históricos. Os modelos de infográfico jornalístico. A estrutura da infografia. As categorias de infografia e sua evolução para a internet. A linguagem infográfica. Da pauta à execução no jornalismo on line. A cultura infovisual. 4. Newsgames: O que é um newsgame? Histórico dos newsgames no Brasil e no mundo. Exemplos de newsgames. Principais características. Processo de concepção do newsgame.

​O minicurso é destinado a alunos de graduação e pós-graduação da UFSC e de outras universidades, pesquisadores, professores, jornalistas e comunidade em geral.