O Nephi-Jor também participa de uma roda de conversa com grupos de pesquisa no dia 24 de novembro

No dia 23 de novembro, acontece o 6º JDMIA – Congresso Internacional Jornalismo para Dispositivos Móveis & Inteligência Artificial. O congresso internacional, que acontece na Universidade da Beira Interior (UBI), em Covilhã/Portugal, reúne pesquisadores de todo o mundo para discutir temas ligados a inteligência artificial e o futuro do jornalismo.

O Nephi-Jor marca presença no evento com a participação de seus pesquisadores, impulsionando ainda mais os conhecimentos ligados a tecnologias digitais. Confira a programação completa:

23 de novembro (quinta-feira) – Anfiteatro da parada

9h: Sessão de Abertura

9h30: Conferência de Abertura

• “¿Cómo integrar la inteligencia artificial en la docencia del Periodismo?”, com Simón Peña-Fernández, investigador do Lab Gureiker, Professor do Departamento de Jornalismo da Universidade do País Basco (UPV/EHU) e Coordenador do projeto Impacto de la inteligencia artificial y los algoritmos en los cibermedios, los profesionales y las audiencias.

10h30: MESA JDM

• Marta Silva, Branco Di Fátima e Adriana Gonçalves – Jornalismo móvel em Portugal: realidade ou ilusão?
  • Ana Marta Flores, Eduardo Antunes, Rita Simões e Inês Amaral – NEWS IN THE POCKET: A study of young adults’ perceptions of the uses and relevance of news apps.

11h30: MESA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (1)

• Moisés Pinto e Suzana Barbosa – Inteligências Artificiais (IAs) no jornalismo digital brasileiro: contexto histórico e processos inovadores.
  • Eduardo Pellanda, André Pase e Mágda Cunha – ChatGPT e Jornalismo: uma análise sistêmica dos fundamentos e usos da tecnologia.
  • Maíra Bittencourt – Panorama mundial de regulamentação das plataformas digitais: análise das leis, projetos e processos regulatórios para as plataformas digitais e inteligência artificial.

13h00: Intervalo para almoço.

23 de novembro (quinta-feira) – Sala dos conselhos

15h: Mesa inteligência artificial (2)

• Rita Paulino e Laura Cabral – Jornalismo Automatizado para investigar redes, toxicidades, sentimentos e bots em comentários do Twitter.
  • Marlise Brenol, Maíra de Sousa e Alciane Baccin – Produtos jornalísticos estruturados em inteligência artificial: o caso do Aprovômetro.
  • Andrea dos Santos – Jornalistas versus filtros-bolha no pós-eleições brasileiras de 2022: um estudo de caso sobre o “radar aos fatos”.

16h30: Mesa inteligência artificial (online)

• Vivian Belochio, Roberta Roos, Alciane Baccin e Érica Gonçalves – O uso de IA e o jornalismo audiovisual dos jornais Estadão e Expresso no Instagram e no TikTok.
  • Silvia Furtado – Keep Journalists in the loop: an ethnography about the use of Artificial Intelligence in Latin American journalism.
  • Elizabeth Saad – O eterno retorno sobre o futuro de jornalismo, para além do hype dos sistemas generativos inteligentes.

24 de novembro (sexta-feira) – Sala dos conselhos

10h: Reunião de Trabalho relacionada com futuras investigações e candidaturas a projetos.

• Participação confirmada: LabCom.CA (Universidade da Beira Interior), UbiLab (PUC-RS), GJol (UFBA), Lab Gureiker (UPV/EHU), NephiJor (UFSC), JorCon (UNIPAMPA), ICNOVA (Nova).

Além das apresentações dos pesquisadores, o Nephi-Jor também participará da reunião de trabalho relacionada a futuras investigações e candidaturas a projetos. O grupo terá a companhia do LabCom.CA (Universidade da Beira Interior), do UbiLab (PUC-RS), do GJol (UFBA), do Lab Gureiker (UPV/EHU), do JorCon (UNIPAMPA) e da ICNOVA (Nova).

Os pesquisadores com publicações aceitas no evento terão suas versões finais publicadas em um livro da editora Labcom Books. O melhor paper também garantirá uma publicação na revista indexada à SCOPUS.