A dissertação “A dinâmica da notícia nas redes sociais na internet”, de Maíra Sousa, foi orientada pela professora doutora Raquel Ritter Longhi e defendida em agosto de 2013 no Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (POSJOR/UFSC).

A pesquisa investiga a dinâmica da notícia nas redes sociais na internet, com foco no Twitter e no Facebook. Esse objeto de estudo foi construído a partir da percepção de que a emergência da internet comercial e das tecnologias digitais multiplicou os espaços de circulação de notícias. Com isso, vive-se um momento no qual a informação trafega pelos mais variados meios e das mais diversas formas: “de cima para baixo de baixo para cima, da base para o comercial” (JENKINS; FORD; GREEN, 2013).

Consideramos que as redes sociais na internet (RSIs) fazem parte desse cenário, pois, facilitam a publicação, a discussão e o compartilhamento de conteúdo em um modelo de comunicação cada vez mais configurado pela participação. Assim, entendemos que quando a notícia vai para esses espaços ganha uma outra dinâmica: é construída e adaptada constantemente a partir das particularidades e das especificidades dos espaços por onde circula. Ao mesmo tempo, cada parte desta notícia é discutida, distribuída e enriquecida pelas ações participativas dos usuários.

Nesse sentido, o conceito de dinâmica da notícia nas redes sociais na internet nesta pesquisa é referente ao movimento do texto noticioso provocado pela interação dos actantes da rede que a reconfiguram constantemente. Logo, envolve as organizações jornalísticas que as publicam, os usuários que comentam, replicam e algumas vezes à ressignificam e ainda, os sites de redes sociais e suas ferramentas, que permitem as ações das organizações jornalísticas e dos usuários.

Com o objetivo de analisar como se dá tal dinâmica, a partir das particularidades e especificidades desses espaços, foram definidas categorias de análise de três naturezas:
a) Forma de apresentação (texto, hipertexto e hipermídia);
b) Conteúdo (alerta, atualização, contextualização, impacto, convergência, colaboração e composto);
c) Ações participativas (filtro social e reverberação).

Entre os principais conceitos tratados estão: notícia, jornalismo convergente, redes sociais na internet e Teoria Ator-Rede.

O estudo se deu a partir da análise das postagens publicadas em janeiro de 2013 nas contas do Twitter e do Facebook do portal jornalístico Estadão sobre o incêndio na Boate Kiss, na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul, que vitimou 242 jovens, ficando conhecida como a Tragédia em Santa Maria.

Ler a dissertação completa: A DINÂMICA DA NOTÍCIA NAS REDES SOCIAIS NA INTERNET

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *