Ibercom imagem“Comunicação, Cultura e Mídias Sociais”, esse será o tema central do XIV Congresso IBERCOM da Associação Ibero-americana de Comunicação (AssIBERCOM), que  será realizado entre os dias 29 de março a 2 de abril, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). O congresso contará com conferências, mesas temáticas e apresentações de trabalho em divisões temáticas Ibercom (DTIs).
O evento objetiva promover o pensamento comunicacional da Ibero-América, além fortalecer a integração das pesquisas na região e projetá-las no panorama internacional. Os pesquisadores do Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor) participaram do congresso através da apresentação de cinco trabalhos em duas divisões temáticas: Estudos do Jornalismo; e Comunicação e Cultura Digital. Os trabalhos apresentados serão os seguintes:

Estudos de Jornalismo
“Novas configurações do audiovisual. Um estudo do Público.pt e da Rádio Renascença online”, de autoria da professora Dra. Raquel Longhi. O artigo trata dos formatos noticiosos no ambiente hipermidiático do ciberjornalismo, tais como a grande reportagem multimídia, que demonstram novas configurações de gêneros expressivos, especialmente o audiovisual. O objetivo do trabalho é explorar de que forma esse gênero se reconfigura nesse tipo de produto noticioso. Ao lado de uma discussão teórico-conceitual (a partir de autores como Salaverría, Larronto-Ureta, Longhi, Massip, Canavilhas, Bastos e López-García), e entrevistas com editores e profissionais, o artigo analisa as seções multimídia dos veículos portugueses Público.pt e Rádio Renascença online.

“O uso de newsgames na grande reportagem multimídia”, da mestranda Ana Paula Bourscheid e do professor Dr. Antonio Brasil também será apresentado durante o evento. O artigo analisa o uso de newsgames como componente da grande reportagem multimídia, a partir da pesquisa exploratória de dois produtos, “A batalha de Belo Monte”, produzida pelo jornal Folha de São Paulo, e o especial da revista Galileu, “Muro de Berlim 25 anos”.

Outro trabalho que pode ser conferido no evento é “O jornalismo é maior do que os jornais? Implicações do episódio Charlie Hebdo no debate sobre a crise do setor”, de autoria dos mestrandos Kérley Winques e Ricardo José Torres e do professor Dr. Rogério Christofoletti.  O trabalho busca compreender como o atentado ao jornal francês Charlie Hebdo, no último dia de janeiro de 2015, contribui para o debate sobre a importância do jornalismo nas sociedades democráticas contemporâneas. Os autores abordam pontos como: o jornalismo sobrevive ao esgotamento financeiro, à intolerância de grupos bélicos e à cultura de consumo gratuito? Como pensar a crise dos jornais num ambiente tão conturbado socialmente?

“Conteúdos telejornalísticos: uma análise sobre os dispositivos móveis e as diferentes telas”, de autoria da mestranda Tássia Becker Alexandre e da professora Dra. Cárlida Emerim, completa os debates na divisão temática de Estudos de Jornalismo. Nesse artigo, as autoras analisam o conteúdo disponibilizado por dois telejornais brasileiros (Jornal da Band e Jornal das Dez) nos aplicativos móveis de suas emissoras (Band e Globo News, respectivamente), com o objetivo de verificar os usos que os noticiários têm feito das plataformas. Para dar conta da proposta, as pesquisadoras abordam a relação atual entre televisão e dispositivos móveis e a linguagem característica de cada um destes suportes.

Comunicação e Cultura Digital
“Redes sociais e metodologia: novos caminhos para as pesquisas de comunicação” será apresentado pelo mestrando Alexandre Bonacina na divisão temática de Comunicação e Cultura Digital. O trabalho trata da discussão entorno das metodologias que têm sido utilizadas nas pesquisas envolvendo redes sociais, comparando com métodos específicos para a internet em obras recentes e promovendo um debate sobre os percursos adotados nas pesquisas com o objetivo de alcançar resultados mais precisos.