A mestranda Olga Clarindo Lopes defende na quinta-feira (17), às 14 horas, a
dissertação “Estratégias de familiarização e autorreflexão em visualizações de dados
interativas” produzida sob orientação da professora Rita de Cássia Romeiro Paulino.


A pesquisa buscou observar as estratégias argumentativas empregadas em narrativas de
dados que utilizam recursos interativos de personalização. Para entender como essa
customização vem sendo aplicada foi realizada uma análise de conteúdo de caráter
exploratório de uma amostra de 40 narrativas que empregam visualizações de dados
interativas. As datavis analisadas foram publicadas entre 2018 e 2020 e coletadas no
boletim semanal Data Journalism Top 10 , organizado pela Global Investigative
Journalism Network, e no levantamento mensal do blog Visualising Data.


O trabalho está dividido em três capítulos, onde no primeiro se discute a utilização da
visualização da informação e os processos de significação e construção de
conhecimento no jornalismo de dados a partir dos estudos de abordagens narrativas e
das técnicas retóricas aplicadas à visualização de dados. O segundo capítulo explora a
discussão sobre personalização no campo da interação usuário/conteúdo, examinando
como esses recursos são utilizados em modalidades de artigos interativos como os
Newsgames e as Explicações Exploráveis. Já o terceiro capítulo delineia os
procedimentos de coleta dos dados e os instrumentos de investigação da pesquisa.


Com a análise foi possível averiguar uma prevalência do uso conjunto de mais de um
tipo de controle de registro de opções feitas pelos usuários, a implementação de ciclos
de realimentação rápidos em resposta a essas interações e padrões narrativos ligados a
aproximação geográfica e demográfica, que permitem aos leitores identificar indivíduos
que compartilham características semelhantes às deles.


Compõem a banca examinadora da pesquisa a professora do PPGJOR UFSC Stefanie
Carlan da Silveira e o avaliador externo Rodrigo do Espírito Santo da Cunha (UFPE). A
defesa ocorrerá por videoconferência, respeitando as normas de distanciamento físico.

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