Pesquisadores do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor) participam do XIII Seminário Internacional da Comunicação (Seicom), realizado em Porto Alegre, entre os dias 17 e 19 de novembro. O doutorando Alexandre Lenzi e o mestrando Luciano Costa apresentam trabalhos no encontro organizado pelo PPGCOM da Famecos/PUC-RS.

SEICOM PUCRS

O seminário internacional, que ocorre a cada dois anos, busca congregar a comunidade científica no domínio da comunicação e das ciências humanas. Neste ano, o tema do evento será “Janelas para o mundo: telas do imaginário”. Entre as principais atrações, está a palestra do pesquisador francês Gilles Lipovetsky, programada para às 19h30min de quinta-feira, dia 19.

As apresentações dos pesquisadores do Nephi-Jor serão na quarta-feira, dia 18. O doutorando Alexandre Lenzi apresenta o trabalho “Diversificação de funções no jornalismo multimídia da Folha de S. Paulo”, a partir das 14h, na sala 205, no grupo Estudos em Jornalismo, coordenado pela professora Dra. Beatriz Dornelles. Ao estudar os cinco primeiros especiais multimídia da série Tudo Sobre, da Folha de S. Paulo, publicados entre dezembro de 2013 e agosto de 2015, o trabalho busca demonstrar a diversificação e a integração de funções necessárias para a prática do jornalismo multimídia. O estudo aponta que, diferentemente da produção factual, onde a elaboração de conteúdos em formatos distintos pode sobrecarregar um único profissional, a grande reportagem surge como o espaço onde equipes integradas garantem um real aproveitamento das possibilidades narrativas da internet.

E o mestrando Luciano Costa apresenta o trabalho “A TV no webjornalismo: TV Folha, TV Estadão e ZHTV”, a partir das 14h, na sala 214, no grupo Estudos em Televisão, sob coordenação da professora Dra. Cristiane Finger. O artigo procura descrever o percurso dos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Zero Hora às suas produções audiovisuais em ambiente web e examinar como se configuram estes produtos. Sob o afixo TV, jornais impressos superam a sessão de vídeos de seus portais e começam a produzir conteúdo exclusivo para suas próprias “TVs”. Desta forma, surge a necessidade de refletir e analisar as questões sobre gêneros e formatos do conteúdo audiovisual produzido por tradicionais veículos impressos para seus respectivos canais online.

Mais informações no site oficial do evento.

 

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