4e9ad8f0-d92d-4251-a99d-863f07f0e9a2O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (Posjor/UFSC) lança nesta quarta-feira, dia 9 de dezembro, às 19h30, no Tralharia Café Bar, o livro “Questões para um jornalismo em crise”. A obra reúne textos de autoria de mestrandos e doutorandos do Posjor, e também de pesquisadores do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor).

Organizada pelo professor Rogério Christofoletti e publicada pela Editora Insular, a obra surgiu a partir dos debates nas aulas ministradas pelo professor no Posjor e reúne treze textos que questionam a atividade jornalística e apontam sugestões de soluções para a crise do jornalismo. O professor destaca que os capítulos arriscam respostas, mesmo que provisórias, para esse cenário de crise. “A academia não tem todas as respostas, mas fazer as perguntas é uma forma de enfrentar os muitos dilemas que temos na área”, explica Christofoletti.

Conforme o professor, “Questões para um jornalismo em crise” é composto de reflexões de quem se preocupa com os próximos anos nas redações e fora delas. Ao longo da obra são abordados temas como o convívio entre profissionais e amadores, newsgames, reportagens multimídia, infografias interativas, segunda tela, convergência dos meios, redes sociais, novas audiências, ensino de jornalismo, crítica de mídia, privacidade e a natureza endêmica da crise.

O livro conta com o prefácio de Carlos Castilho, apresentação e capítulo de Rogério Christofoletti. Entre os autores dos capítulos estão os pesquisadores do Nephi-Jor: Alexandre Bonacina; Alexandre Lenzi; Ana Paula Bourscheid; Carlos Marciano; Jéssica Gonçalves; Kérley Winques; Lívia de Souza Vieira; e Tássia Becker Alexandre. Completam o quadro de autores os alunos do Posjor: Adriano Araújo; Amanda Miranda; Anna Carolina Russi; Magali Moser; Mariane Pires Ventura; Mauren Del Claro Rigo; Maurício Frighetto; Maurício Oliveira; Ricardo José Sékula; Ricardo Torres; e Vinicius Batista de Oliveira.

Serviço
O Tralharia fica localizado no endereço: Rua Nunes Machado, 104, no centro de Florianópolis.