Newsgames, jornalismo colaborativo, infografia, webjornalismo, segunda tela e grande reportagem multimídia. Estes são alguns dos temas que serão abordados por pesquisadores do Nephi-Jor no 13º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SPBJOR) que este ano será realizado na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. O evento ocorre entre 4 e 6 de novembro e possui como tema “Pesquisa em Jornalismo e reconfiguração de fronteiras: tensões interfaces e diálogos”. Trata-se de um dos mais importantes eventos do gênero no Brasil e busca fortalecimento do jornalismo como área do conhecimento.blog

No dia 21 de setembro, a diretoria do A SBPJor divulgou a lista dos trabalhos aceitos nas modalidades de Comunicações Individuais e de Comunicações Coordenadas. Também divulgou os trabalhos aceitos para o V Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJOR). Seis artigos submetidos por integrantes do Núcleo foram aprovados e agora eles irão compartilhar as experiências e as pesquisas desenvolvidas no evento.

A maior parte dos artigos do Nephi-Jor integra o grupo das Comunicações Individuais. Um deles, porém, está inserido na XV Mesa Coordenada da Rede JorTec – Intersecções entre os subprojetos do Projeto de Pesquisa da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais, sob coordenação do professor Walter Lima Júnior. Trata-se do artigo intitulado “Transmídia, crossmídia e intermídia na grande reportagem multimídia. Um estudo das estratégias narrativas na série Tudo Sobre, da Folha de S. Paulo”, da pesquisadora Raquel Longhi, coordenadora do Nephi-Jor, escrito em parceria com a professora Elaide Martins, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e versa sobre as características da narrativa transmídia na construção de produtos noticiosos hipermidiáticos, definidos como aqueles que utilizam as características da multimídia e do ambiente digital da Web na sua execução, tendo como foco o gênero das grandes reportagens multimídia.

Os demais pesquisadores do Núcleo abordam outras temáticas relevantes no jornalismo on line. Alexandre Bonacina (mestrando do Posjor) destaca as fronteiras entre o “Jornalismo tradicional e o jornalismo cidadão: apontamentos teóricos para estudos futuros”. Segundo ele, o artigo repercute diferentes opiniões sobre o tema e propõe, por meio de uma revisão bibliográfica, uma reflexão teórica sobre o jornalismo cidadão, tendo como referencial a obra de Otto Groth e outros autores. O doutorando Alexandre Lenzi trata da “Multimidialização como valor-notícia de construção: a experiência do UOL TAB”, cujo objetivo é reforçar a ideia de que, em tempos de redações convergentes, a produção jornalística para a plataforma online deve explorar as diferentes potencialidades do meio e não apenas transpor o que já se fazia em outras plataformas.

A mestranda Ana Paula Bourscheid se propõe a identificar quais são os critérios de noticiabilidade empregados nos newsgames publicados por veículos de comunicação no seu trabalho “Newsgames e seus critérios de noticiabilidade”. As pesquisadoras Tássia Becker Alexandre (mestranda do Posjor) e Mariane Pires Ventura vão falar na capital sul-matogrossense do trabalho “Do entretenimento ao jornalismo: avaliação de aplicativos de segunda tela”. O artigo busca identificar recursos potenciais da segunda tela que podem ser explorados pelo telejornalismo por meio de uma pesquisa exploratória, com avaliação das ferramentas disponibilizadas pelos aplicativos “Globo” e “Sherlock Holmes: a game of shadows”. Por fim, o doutorando William Robson Cordeiro detalha aspectos da transição da infografia jornalística na era da convergência, considerando a transformação das práticas jornalísticas e de produção de infográfico no contexto brasileiro.

Veja a lista de todos os trabalhos aprovados na 13ª SBPJOR, clicando aqui.