Thaísa Brandão é mestranda do PPGJOR e defende sua dissertação nesta quinta-feira (19)

A mestranda Thaísa Brandão Comber defende, nesta quinta-feira (19), às 14h, a dissertação “Jornalismo no metaverso: tendências de uma produção audiovisual imersiva”, sob a orientação da professora Raquel Ritter Longhi.

Thaísa é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC), onde pesquisa jornalismo imersivo, metaverso, plataformização e narrativas imersivas. Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Thaísa também integra os Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade – MOBJOR e o Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor), ambos cadastrados no CNPq.

Sua dissertação analisa o Metaverso com o objetivo de compreender suas possibilidades de desenvolvimento para o jornalismo imersivo. A pesquisa parte de uma revisão bibliográfica e entrevistas com especialistas a fim de tentar compreender as possibilidades para o jornalismo no Metaverso, focando em uma contextualização sobre tecnologias imersivas, além de esclarecer o que é o Metaverso e as possibilidades e desafios desse espaço emergente para o jornalismo.

A pesquisa impulsiona uma linha de desenvolvimento do jornalismo imersivo por meio da coleta de dados em entrevista, focando em seis eixos-temáticos que relacionam o Metaverso com outras áreas. Além disso, a pesquisa apresenta o novo ambiente imersivo e sua demanda que ainda necessita de exploração para compreender sua estrutura e novo espaço que pode ser explorado pelo jornalismo.

A banca examinadora da pesquisa conta com a participação do professor Fernando Firmino, como suplente externo (Universidade Estadual da Paraíba – UEPB), professora Fabiana Piccinin e professora Rita Paulino, como suplente interna, (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC) e professor William Robson Cordeiro, como suplente externo (Universidade Federal do Maranhão – UFMA). A defesa ocorre via videoconferência, de forma remota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *