Alexandre Lenzi
Doutorando no POSJOR/UFSC e pesquisador do Nephi-Jor

Com textos, fotos, áudios, vídeos, animações, infográficos, uma história em quadrinhos e um game, a reportagem multimídia O Rio em transformação, edição mais recente da série Tudo Sobre, da Folha de S.Paulo, é resultado do trabalho de uma equipe multidisciplinar. Basta uma conferida no expediente do especial, que trata da preparação da cidade para os Jogos Olímpicos de 2016, para perceber a diversidade de funções.

CRÉDITO: Folha de S.Paulo/Reprodução

Além dos editores, a produção contou com uma equipe de 12 repórteres (sendo que alguns também ajudaram no trabalho de edição final); dois fotógrafos; outros 11 profissionais trabalhando nos vídeos; oito nas infografias e no desenvolvimento do site; dois na criação de um game e um na narração. O game, que “leva” o internauta para um passeio de asa delta pelo Rio de Janeiro, foi feito em parceria com a IPN-Incubadora – Associação para o Desenvolvimento de Actividades de Incubação de Ideias e Empresas, uma instituição sem fins lucrativos criada em 2002 por iniciativa do Instituto Pedro Nunes (IPN) e da Universidade de Coimbra, em Portugal.

CRÉDITO: Folha de S.Paulo/Reprodução

O especial traz também uma história em quadrinhos que conta a origem das favelas cariocas, onde o trabalho de pesquisa de uma das repórteres é transformado em roteiro e em desenhos por outros dois profissionais não citados no expediente. Existem, ainda, conteúdos produzidos por convidados especiais, como o colunista Ruy Castro, que seleciona 50 canções que celebraram o jeito carioca de viver; desenhos de cinco chargistas da Folha que mostram suas visões da transformação do Rio com a Olimpíada de 2016; e um vídeo com o comediante Gregorio Duvivier, também colunista da Folha.

CRÉDITO: Folha de S.Paulo/Reprodução

Se na produção factual do jornalismo on-line é real o risco de um único profissional ser sobrecarregado com responsabilidade de apurar e gerar conteúdo em formatos distintos, é na grande reportagem multimídia que o planejamento, o tempo disponível e uma integração da equipe no sentido de complementariedade de funções permitem um real aproveitamento das possibilidades narrativas da internet.

Esta foi a quinta edição da série Tudo Sobre, iniciada em dezembro de 2013. A seção já abordou a polêmica construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará; os 50 anos da ditadura militar; a crise no abastecimento de água; e o universo do contrabando. Sempre com equipes multidisciplinares produzindo conteúdo amplo e diversificado.

É um modelo que reforça a ideia de que a convergência das redações não pode ser desculpa para reduzir pessoal. Deve, sim, consolidar a passagem do jornalismo de justaposição, onde mídias diferentes são diagramadas em conjunto mas sem estarem realmente integradas; para a reportagem como uma experiência de imersão proporcionada por peças que se complementam e formam uma nova unidade multimídia.

* “Janelas” é uma seção quinzenal do site do Nephi-Jor, em que os pesquisadores do núcleo têm espaço para publicar ideias e comentários sobre temas ligados à hipermídia e linguagem.