É com muita alegria que o grupo de pesquisa Nephi-Jor comunica sua estreia no YouTube. Como principal marco desse momento, foram disponibilizados os vídeos das bancas de defesa de tese de Kérley Winques e de Carlos Marcianos. Ambos ingressaram no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR/UFSC) ainda no mestrado, em 2014. Em 2016, após a conclusão das dissertações, iniciaram a fase de doutorado. Em razão da pandemia, as bancas foram realizadas por sistema de videoconferência – o que permitiu a gravação e consequente disponibilização do material no nosso canal.

No Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho, Kérley Winques defendeu a tese “Mediações algorítmicas e espiral do silêncio: as dimensões estruturantes igreja e sindicato na recepção de conteúdos noticiosos em plataformas digitais”. A pesquisa explora os processos sociais que envolvem algoritmos e sujeitos e investiga as implicações dessa relação na recepção e na circulação de informações jornalísticas na internet, tendo em vista que essas implicações também atingem a opinião pública e performam os usos, apropriações e significados atribuídos aos conteúdos jornalísticos que encontram esses espaços. Uma das propostas é repensar alguns tópicos tradicionais da pesquisa de mídia e comunicação à luz de intervenções algorítmicas. Nesse sentido, o estudo parte do pressuposto de que o modelo de poder e exclusão formado pelos filtros algorítmicos fomentou as reconfigurações da espiral do silêncio, teoria formulada por Elizabeth Noelle-Neumann, durante o período eleitoral e após a eleição de 2018. A tese foi orientada pela professora Raquel Ritter Longhi.

Carlos Nascimento Marciano defendeu no dia 13 de julho a tese “Da pauta ao play: proposta metodológica para o planejamento e desenvolvimento de newsgames”. A pesquisa marca uma década de estudos de Carlos Marciano sobre newsgames, os jogos jornalísticos, e de forma aplicada, propõe o método “Dez passos para o desenvolvimento de newsgames”. O método foi construído a partir das experiências em 10 oficinas, tendo como público alvo estudantes e profissionais que já atuavam no mercado de trabalho. Além disso, o trabalho amplia a conceituação dos jogos jornalísticos, ao definir critérios para diferenciar newsgames dos jogos embasados em notícias, e dos Serious Games, com a elaboração do Game Design Document para Newsgames (GDDN).  A pesquisa foi orientada pela professora Rita Paulino, e coorientada pela professora Raquel Longhi.

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