Um conjunto de livros que atenda aos novos currículos de Jornalismo, oferecendo obras para a formação humanística, teórica e prática, sempre preocupadas com a ética e a qualidade da informação numa sociedade democrática. Este é o objetivo da série Novas Diretrizes que a Editora Insular acaba de anunciar com o apoio institucional do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC).

A iniciativa conta com um conselho editorial internacional, com nomes como Adriana Amado, Carlos Camponez, Roseli Fígaro e Sylvia Moretzshon, e coordenação geral de Samuel Lima, professor do PPGJOR. O planejamento inicial é de que ao menos doze títulos sejam lançados no primeiro ano, sempre com avaliação técnica e científica dos originais e processo profissional de edição.

William Robson Cordeiro

Um dos primeiros livros a sair, já nos próximos meses, é a adaptação da tese de doutorado sobre infografia que o jornalista e professor William Robson Cordeiro defendeu no PPGJOR e que foi orientado pela professora Dra. Raquel Ritter Longhi.

O livro intitulado “Hiperinfografia: o infográfico de quarta geração” traz um aporte conceitual que venha a reconhecer as modalidades recentes de infografias, apontando para nova categoria de formato, denominado de hiperinfografia. O acréscimo do prefixo hiper determina o ambiente dessas infografias e, semelhantemente, a sua grandeza e sofisticação.

A pesquisa faz parte do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (NEPHI-JOR), Grupo Hipermídia e Linguagem CNPq, e se fundamenta na ideia de que os três primeiros estágios evolutivos dos infográficos não contemplam essa modalidade de produção pelos jornais tanto do Brasil quanto do exterior e, logo, o livro pretende delimitar uma fase posterior que abrigue formato hipermidiático inédito.

“Logo estará nas melhores casas do ramo. Com a coleção “Novas Diretrizes”, as escolas de jornalismo no Brasil receberão uma bela fornada de novos olhares”, explica o autor.