A Escola de Jornalismo, Mídia e Cultura (JOMEC) da Universidade de Cardiff sediará a oitava conferência bienal do Futuro do Jornalismo de 22 a 24 de setembro de 2021. A conferência traz como tema a “Superação de obstáculos no jornalismo”. A investigadora Ana Marta M. Flores do Nephi-Jor, juntamente com Ana Cecília Bisso Nunes (PUCRS) apresentam o trabalho “Inovação no jornalismo brasileiro no contexto da pandemia de COVID-19”.

A pesquisa conduzida com métodos híbridos e de crowdsourcing com 62 exemplos noticiosos considerados inovadores conclui que o desconforto é um dos motores de inovação no contexto pandémico, além do surgimento da colaboração e o foco em coberturas especiais. Entre as características inovadoras, destacamos dados e mapeamento, intervenção urbana, checagem e verificação de fatos, automação e interatividade, colaboração e novos canais de distribuição.

A iniciativas de origem digital lideraram a maioria das inovações, confirmando o dinamismo e a adaptação mais rápida desses novos veículos. Metade das iniciativas relacionadas com a cobertura da pandemia de 2020 teve alcance nacional, embora tenham surgido exemplos regionais (24%) e locais (10%). O estudo mostra que a inovação no jornalismo pode ser acelerada por um contexto como o da pandemia, que levanta novas estratégias e iniciativas: a maioria dos projetos estava relacionada ao Coronavírus. No entanto, essa força também pode ser (mais um) catalisador para o imediatismo, com iniciativas que terminam em um projeto experimental ou narrativa com início, meio e fim, e não necessariamente em resposta às notícias desafios de sobrevivência de médio ou longo prazo da indústria.

A sessão “COVID-19 e a inovação no jornalismo” será mediada por Jane B. Singer e decorrerá a partir das 10h45 (hora de Lisboa).

Mais informações em https://cardiffjournalism.co.uk/foj2021/future-of-journalism-2021-itinerary/future-of-journalism-conference-2021-day-2/