Iniciou, nesta semana, mais uma edição da Escuela de Verano da Associación Latino-americana de Investigadores de Comunicación (Alaic). Neste ano, 66 pesquisadores da América Latina foram aprovados e entre eles, dois integrantes do Nephi-Jor.
Os doutorandos Lia Gabriela Pagoto e Ricardo Aoki participam dessa edição organizada pela Universidad del Norte e Uniminuto, ambas da Colômbia. Eles participarão de cursos, palestras e reuniões de orientações. Lia explica que será uma oportunidade importante para sua vivência em pesquisa, combinada com o intercâmbio cultural e acadêmico com pesquisadores de outras instituições e países. Ela pesquisa os impactos do processo de plataformização no agendamento das temáticas na agenda pública, estudando de maneira específica o Twitter.
Já para Ricardo se trata de uma oportunidade única participar da escola pois a troca de experiências com outros pesquisadores latino-americanos ajudará a melhorar seu projeto de pesquisa. Apesar da pandemia, Aoki diz que o evento on-line possibilitou que pessoas participem sem a necessidade de se deslocar para outro país. Ele pesquisa a distribuição de conteúdo jornalístico em grupos de Whatsapp.
As atividades da Escuela seguem até 18 de outubro, de maneira remota.

A aula inaugural pode ser assistida no Youtube.